Blog BeC Inteligência
Mais

    O que é spin selling e como aplicar?

    publicado em

    Promo MKT Report

    Vender é algo que necessita de estratégias e no varejo isso pode ser um pouco mais simples já que as vendas tendem a ser imediatas, entretanto o spin selling é um método para vender grandes negócios e suas estratégias são mais assertivas a fim de conseguir vendas passando confiança ao cliente.

    Para se ter uma equipe de vendas é preciso uma boa comunicação e persuasão, por isso muitos gestores têm buscado um curso gestão de equipes para administrar melhor seus negócios. 

    O spin selling é baseado em perguntas que levam a uma melhor proposta de venda. Geralmente suas abordagens são feitas em produtos complexos de alto valor.

    Se você quer entender melhor o que se trata o spin selling e como aplicá-lo em seus negócios, continue a leitura.

    PromoMKTReport

    O que é spin selling?

    O spin selling é uma forma de definir as melhores perguntas que um vendedor deve fazer nos processos de negociações, para assim ter o aumento de vendas almejado. 

    O objetivo principal do método spin selling é poder mostrar um cenário para o cliente dentro das suas circunstâncias, envolvendo dores, necessidades que o mesmo possa ter, assim concluindo qual a melhor solução que o mesmo deve tomar, onde o cliente percebe que essa compra será sua melhor solução. 

    Assim, percebemos o quanto há um diferencial nessa metodologia, já que usualmente o vendedor tende a apresentar propostas imediatas, como no varejo por exemplo. 

    No método spin selling, o vendedor conduz aos poucos o cliente até a sua oferta, evitando possíveis desistências.

    Com perguntas-chave, é possível orientar uma conversa que faça o prospect concluir a compra de maneira não invasiva.

    Para melhores resultados com o spin selling, muitos vendedores e gestores buscam formas de se qualificar e adquirir mais conhecimento acerca do assunto, como por exemplo fazendo o curso de propriedade intelectual.

    Como aplicar o spin selling?

    Sabendo de como o spin selling é importante nas negociações de vendas de alto custo, a melhor forma de aplicá-lo é com base em perguntas de situações onde são utilizados fatos e dados sobre a condição do cliente, identificando o seu problema.

    Para aplicar o spin selling é preciso entender que ele é feito de etapas, sendo quatro delas como as perguntas de implicação que são utilizadas para gerar um senso urgente para se ter a solução do problema do cliente. 

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Quais são as etapas do SPIN Selling?

    O spin selling é dividido em perguntas que se deve fazer aos prospects, onde são divididas em quatro etapas, sendo elas: 

    • Perguntas de situação;
    • Perguntas de problema;
    • Perguntas de necessidade;
    • Perguntas de implicação.

    Dentro das perguntas de situação é possível identificar dados importantes sobre o cliente, sendo de total interesse do vendedor em questão.

    Geralmente um comprador que necessita fazer uma compra de grande porte acaba tendo que passar informações o tempo todo para os vendedores, onde podem ser diversos já que o mesmo passa por muitos locais do segmento de interesse. 

    Assim, tendo um diferencial na maioria de abordagem fará a diferença para se destacar entre a concorrência com esse cliente. Devido a isso, o curso oratória online cresceu, melhorando a comunicação dos vendedores com seus potenciais clientes.

    A partir dos dados dos clientes é possível entender como solucionar o seus problemas, pois assim o vendedor verá a melhor solução do o que pode ser feito para gerar interesse a esse cliente.

    Dessa forma, o vendedor usa como base as dores desse consumidor, baseado nas perguntas do problema, investigando suas dificuldades e intimidações. 

    Quando isso acontece, entender qual a necessidade que esse consumidor tem acerca do segmento do negócio gera uma maior investigação dentro do método spin selling, levando a última etapa do processo. 

    Após identificar o problema do cliente, o vendedor passa a fazer as perguntas de implicação, tocando na ferida do problema do cliente, e respondendo qualquer objeção que o cliente faça acerca do produto ou serviço. Com isso, é preciso gerar um valor para que esse cliente realize a compra. 

    Em um curso de gestão comercial, o gestor tende a entender qualquer obstáculo que possa surgir durante o método, resolvendo e arrumando soluções imediatas nas objeções dos clientes, assim concluindo a venda com mais precisão. 

    PowerBI

    Qual a importância do spin selling?

    O maior objetivo do spin selling é evitar de todas formas objeções que o cliente possa a vir fazer durante o processo de vendas,

    Por se tratar de vendas de alto valor, o vendedor passa a ter uma desafio gigante, e com essa metodologia, é possível esclarecer quais são as necessidades que esse cliente tem, devolvendo um relacionamento com o mesmo, agregando valor na solução oferecida, no caso a venda.

    É importante ter ouvidores dentro das empresas de vendas de valores altos, assim resolvendo problemas que possam surgir imediatamente, por isso a importância do spin selling e também de um curso de ouvidoria.

    Como aumentar suas vendas com spin selling?

    Para ter um aumento consecutivo de vendas, o spin selling auxilia nas perguntas de situação, utilizando fatos e dados sobre a situação em que o cliente se encontra. 

    As perguntas geralmente têm como foco principal as dores do cliente, identificando o seu problema. Com as perguntas de implicação, é possível gerar um senso de urgência na solução do problema em que o cliente tem, resolvendo e concluindo a tão almejada venda. 

    Agora que você sabe o que é spin selling e como aplicá-lo,não deixe de utilizá-lo e tenha os melhores resultados nos seus negócios.

    Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

    para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

    Ideal Marketing
    Ideal Marketinghttps://www.idealmarketing.com.br/
    O Ideal Marketing é a plataforma de automação de marketing digital mais completa do mercado. O blog possui conteúdos ricos e diversos sobre Marketing Digital, Gestão e Negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este