O que faz um profissional de trade marketing?

O que faz um profissional de trade marketing?

Primeiramente, você já deve ter ouvido falar em pessoas que trabalham com o trade marketing. Mas você sabe o que é e o que faz um profissional de trade marketing? 

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa derivação do marketing e quais são as funções de quem trabalha na área.

Portanto, ficou interessado? Então confira as informações abaixo!

O que é trade marketing?

A princípio, o trade marketing é uma das partes que compõem uma estratégia de marketing de empresas.

Por isso, que querem aumentar suas vendas e buscam a diferenciação dos seus produtos ou serviços em pontos de venda (PDV). 

No entanto, é uma disciplina que compõe a grade dos cursos de marketing e tem por objetivo orientar e fortalecer as relações entre fornecedores e os canais de venda.

Ou seja, sempre buscando suprir as necessidades das empresas, dos PDVs e dos consumidores. Portanto, o trade marketing compreende a necessidade da adaptação dos produtos, da logística e das estratégias de marketing.

Contudo, sempre buscando conquistar o consumidor no PDV, levando em conta que 76% das decisões de compra acontecem nesse local.

Ainda mais, essa nova tendência pode ser justificada devido ao aumento da relevância do merchandising e das promoções realizadas dentro das lojas.

O que faz o profissional de trade marketing?

Antes de tudo, por meio da análise dos hábitos e das preferências dos consumidores em geral, esse profissional traça estratégias de marketing e vendas.

Ainda mais, definindo quais mídias serão utilizadas, quais produtos serão desenvolvidos e como eles serão comercializados, afim de atender às necessidades do seu target.

Por isso, o profissional de trade marketing é o responsável por muitas tarefas, que vão desde a definição dos canais foco de atuação até a realização de eventos.

Em pesquisa realizada pela Instituto Nacional de Vendas e Trade Marketing (INVENT), identificou-se que os profissionais de trade marketing atuam principalmente no controle de verbas promocionais.

E o mais importante, na identificação de oportunidades de negócio em cada canal de distribuição, na implantação em campo de estratégias de marketing e na coordenação e implementação do plano de marketing por canal.

Assim, esse profissional atua constantemente em conjunto com o time de vendas, controlando ações de venda e o giro de produtos.

Além disso, estabelecendo um canal de comunicação entre o marketing e a vendas, e desenvolvendo políticas de preços entre os canais de distribuição.

Como trabalha com os clientes?

No entanto, o profissional de trade marketing também atua junto aos clientes, sendo esse o seu foco principal.

Assim, devendo conhecer seus hábitos a fundo a fim de desenvolver novas ferramentas de gestão junto ao cliente e reconhecer a necessidade de se capacitar o cliente para aumentar suas vendas.

Além de todas estas funções, o profissional de trade marketing pode ser responsável pela gestão de promotores de ponto de venda, organização de eventos, planejamento estratégico e merchandising.

E auxiliar no desenvolvimento de produtos de acordo com a necessidade de cada canal de venda, organizar o lançamento de novos produtos no mercado e realizar uma avaliação dos resultados obtidos em cada ação e em cada canal.

E aí? Gostou de saber um pouco mais sobre o profissional de trade marketing? Então siga nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras informações sobre gerenciamento de informações e campanhas de marketing promocional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trade Marketing Guia Completo para o PDV
Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
Ebook Gratuito