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    Mkt de Guerrilha: Quais são os tipos, quando e onde aplicar

    publicado em

    Promo MKT Report

    Baixo orçamento e criatividade renderam a um estilo de publicidade o termo de mkt de guerrilha, em que a ideia principal é destacar produtos e serviços de forma não convencional. 

    Pode ser considerado uma estratégia de inbound marketing, pois há a participação de leads, os clientes em potencial, e foi projetado para pequenas empresas com orçamentos limitados para a divulgação de marcas e produtos. 

    Nada que não impeça que grandes corporações se aproveitem do mkt de guerrilha para se aproximar dos consumidores, das mais diferentes e criativas formas de interação.

    As atividades ocorrem em locais públicos, e são essas ações que caracterizam o mkt de guerrilha e a interatividade, como propõe o marketing digital em outra vertente da publicidade.

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    Conceito de mkt de guerrilha

    A principal característica do mkt de guerrilha, em um primeiro momento, é mesmo o baixo orçamento disponível para a divulgação de uma marca, produto ou serviço, como é o caso de algumas empresa de esquadria de alumínio.

    De modo geral, as campanhas de Mkt de Guerrilha são inesperadas para o consumidor, de uma forma essencial e, por que não, até mesmo “fora da caixa”, o que permite uma potencial interação.

    Esse gênero da publicidade geralmente se apresenta ao público em lugares inusitados, de onde menos se espera que aconteça uma campanha de marketing

    Termo inspirado em cenários de guerra

    O termo foi definido pelo empresário americano Jay Conrad Levinson, autor do livro “mkt de guerrilha”, publicado em 1984. 

    Foi inspirado e tem como referência as guerrilhas que acontecem em períodos bélicos, de forma esporádica, e se relaciona a pequenas estratégias táticas que os próprios civis armados colocam em prática. 

    Muitas dessas táticas específicas incluem:

    • Burburinhos;
    • Elementos de surpresa;
    • Emboscada; 
    • Sabotagem.

    Com essas inspirações, o mkt de guerrilha usa táticas e métodos semelhantes quando se trata da divulgação de um novo produto, como por exemplo construção de piscina de alvenaria, principalmente com o orçamento reduzido, mas muita criatividade. 

    Desde o popular livro de Levinson, o termo entrou no vocabulário de todos os profissionais de marketing e é muito conhecido no setor publicitário.

    Objetivo principal do mkt de guerrilha

    O objetivo do mkt de guerrilha é gerar um conceito ou ideia único, instigante e envolvente para gerar um burburinho, ou buzz

    Existem tantos tipos diferentes de mkt de guerrilha, mas todos eles envolvem abordagens incomuns, como brindes de produtos nas ruas, acrobacias inteligentes de relações públicas, interceptar encontros em locais públicos, ou qualquer outro marketing fora do padrão.

    O objetivo, enfim, é obter o máximo de resultados com recursos mínimos, e às vezes com custo zero para divulgar uma empresa de inspeção veicular campinas, ou qualquer outro local.

    Está provado que o mkt de guerrilha gera uma impressão muito mais valiosa e duradoura com os consumidores, quando comparado com as formas tradicionais de marketing.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Tipos diferentes de mkt de guerrilha

    Sob o guarda-chuva que compreende o mkt de guerrilha, pode-se destacar ao menos 4 táticas, ou estilos distintos de publicidade.

    Marketing ambiental

    Como definição de marketing ambiental, pode-se dizer que a ideia refere-se ao tipo particular de estratégia onde a propaganda de um produto ou serviço é feita com um objeto muito inusitado, ou a veiculação do anúncio sendo realmente algo inesperado. 

    Em poucas palavras, o processo da propaganda e o resultado é algo em que as pessoas dificilmente poderiam imaginar antecipadamente.

    O marketing ambiental tem como ideia principal surpreender as pessoas em grande escala. 

    O resultado é criar uma influência significativa na mente dos consumidores, desde que a publicidade de orçamento esquadrias de alumínio seja empregada de uma maneira muito inteligente. 

    Além disso, há esse fator surpresa anexado, então são elementos que tornam possível fazer uma ponte de comunicação eficaz e um vínculo entre o profissional de marketing, ou seja, a marca e os clientes.

    Buzz marketing

    Buzz marketing, ou marketing viral, tem tudo a ver com aumentar o potencial boca a boca de uma campanha ou produto ao máximo, seja por conversões entre os clientes, ou por meio de plataformas de rede social.

    Pode ser até mesmo utilizando uma forma de comunicação diferente, como fábrica de estrutura metálica, inclusive com ferramentas digitais. 

    Os profissionais de marketing recorrem a esse tipo de mkt de guerrilha pois o boca a boca tem muito potencial, principalmente com a soma das redes sociais, que se tornaram uma ferramenta de propaganda que influencia milhares, senão milhões, de pessoas. 

    Além disso, neste caso, os conteúdos para divulgação são fornecidos em formato digital, na maioria dos casos, então dificilmente as pessoas que estão sempre online ficam sem perceber algo que ganha uma proporção tão grande..

    Marketing de rua

    Os outdoors e busdoors fazem parte do dia a dia das pessoas, mas raramente um tampão de rua, uma faixa de pedestres ou um hidrante é coberto com algum tipo de arte. 

    A partir do momento que isso se torna um diferencial na rotina, muitas pessoas passam a prestar mais atenção, ao menos por alguns segundos, a isso. 

    Quando alguém para e entende o que está acontecendo, já está interagindo com o marketing viral, de uma empresa que disponibiliza plataforma de trabalho 6 lugares para terceiros. 

    Sendo assim, o marketing de rua recorre a formas criativas de divulgar marcas, produtos e serviços nas ruas e estradas, entre outros locais públicos, como bares, lanchonetes, restaurantes, cancelas de shopping center, e até mesmo vitrines de estabelecimentos comerciais. 

    O mkt de guerrilha na rua deve ocorrer em locais inusitados, longe dos outdoors, e pode até mesmo partir do mundo real para o digital, com a disposição de QR codes, para que sites específicos possam ser acessados. 

    PromoMKTReport

    Marketing furtivo

    O marketing furtivo refere-se ao tipo específico de publicidade, levando em consideração que os clientes fazem parte da ação, sem reconhecer que fazem parte de uma performance.

    Isso é considerado eficaz para a propaganda de um produto, ou serviço de locação de administradora de condomínios em São Luís, que ainda é novo nas prateleiras, sem qualquer tipo de publicidade, e requer um nível de conscientização considerável para alcançar o público-alvo. 

    Essa tática de marketing é aplicada para que uma quantidade necessária de interesse seja levantada entre os clientes em relação a um produto, para que eles se tornem mais receptivos aos próximos anúncios ou a propagandas diretas.

    Criatividade é essência do mkt de guerrilha

    Os exemplos e ideias para o mkt de guerrilha são diversificados, e podem ser aplicados em situações específicas, para públicos-alvo que realmente querem fazer parte de uma ação publicitária, mesmo que sem querer. 

    Gamificação 

    Essa tática de mkt de guerrilha joga com o público, podendo ser disponibilizado um game online, por exemplo, e depois de uma determinada pontuação, eles recebem um link para uma loja virtual. 

    Nesse caso, a marca pode oferecer cupons de desconto, ou opções de presente de compra limitada.

    Caça ao tesouro

    A caça ao tesouro é um mkt de guerrilha dos mais tradicionais, mas que ganha cada vez mais espaço com a tecnologia. 

    Um exemplo é a postagem de uma pista nas redes sociais e, de uma maneira interativa, as pessoas passam a descobrir alvos em particular, como símbolos do produto, ou frases que se conectam. 

    Com a conclusão das tarefas, as pessoas podem receber recompensas, como códigos digitais, descontos, presentes ou produtos valiosos. 

    Flash mobs

    Os flash mobs reúnem grupos de artistas em um mesmo local, que precisam fazer uma ação ou uma tarefa específica. 

    Os organizadores podem contratar artistas performáticos, atores e atrizes, ou mesmo membros de uma comunidade em particular, e assim participar dos flash mobs propostos, seja utilizando produtos ou passar a mensagem de uma marca. 

    Qual o custo do mkt de guerrilha?

    As estratégias do mkt de guerrilha são atraentes exatamente pelo custo-benefício, tendo como base a inspiração e a criatividade, em vez de um investimento alto em uma campanha mais abrangente e de longo prazo. 

    Os profissionais que trabalham com mkt de guerrilha precisam ser astutos e inovadores, para que possam desenvolver táticas que realmente passem uma mensagem positiva sobre uma marca de telha de zinco trapézio disponível para o mercado consumidor. 

    Qualquer que seja a ação, os métodos de baixo custo, e fora do comum, é que caracterizam o mkt de guerrilha. 

    A ideia principal é chamar a atenção dos clientes em potencial, e também redirecionar para uma campanha mais abrangente, para engajar os clientes atuais. 

    Como marketing de guerrilha beneficia campanhas?

    As campanhas de marketing de guerrilha permitem brincar com marcas, produtos e serviços, construindo uma imagem de empresa descolada e atual, sem perder a essência do que tem a oferecer ao mercado consumidor. 

    Sendo assim, seja empregado por pequenos comércios ou grandes corporações, o marketing de guerrilha é econômico, conquista a atenção de um número expressivo de pessoa, mesmo com uma quantidade limitada de recursos.

     Porém com muita criatividade e bom senso. 

    Conclusão

    O marketing de guerrilha é um método de publicidade muito criativo para apresentar uma marca ou produto, ou para fortalecer uma imagem de mercado ou reconhecimento de marca. 

    Com tantas empresas batalhando pela atenção do consumidor, o marketing de guerrilha se apresenta como uma ferramenta que atrai quando as pessoas menos esperam, pegando-as desprevenidas e surpresas. 

    Isso dá à marca gatilhos mentais como o humor, que são amplamente incorporados, e essas experiências emocionais ajudam os consumidores a perceber a publicidade por causa de uma experiência sem igual, e memorável. 

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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