Blog BeC Inteligência
Mais

    Educação financeira: 4 princípios que todos precisam saber

    publicado em

    Promo MKT Report

    Provavelmente, você já ouviu falar em educação financeira, não é mesmo? Mas, o que isso significa realmente? 

    Na prática, essa é uma habilidade essencial para a vida, já que auxilia a evitar dívidas, controlar o orçamento, assim como juntar mais dinheiro para atingir seus objetivos.

    Por exemplo, você pode ter alguns sonhos como fazer uma viagem e se hospedar em um Caetité hotel, comer em um restaurante famoso ou até mesmo comprar o imóvel próprio, que depende de um bom equilíbrio na vida financeira. 

    Assim, ao usar o dinheiro com sabedoria, compreendendo como economizar, investir ou mesmo “quando se mimar”, realizar esses sonhos se torna mais possível.

    Devido à importância desse tema, neste artigo você entenderá o que é a educação financeira e como ela pode ser aplicada na prática. 

    Educação financeira e sua importância 

    Quando falamos sobre educação financeira, não nos referimos somente a um corte de gastos e redução de despesas. 

    O que estamos abordando é sobre uma ação de educação e novos hábitos voltados a uso mais consciente e saudável do orçamento.

    Com isso é possível melhorar ações relacionadas à crenças, recebimentos e gastos para ter mais qualidade de vida. 

    Dessa forma, por meio da educação, é possível trazer condições e entendimento sobre o que você deve e pode fazer com seu dinheiro, permitindo também a obtenção de novas conquistas e possibilidades, considerando suas necessidades, gostos e orçamento. 

    Ou seja, é possível adotar hábitos e identificar oportunidades que realmente estão alinhadas aos seus princípios e possibilidades de investimento, por assim dizer.

    Com isso você pode investir seu dinheiro em viagens, por meio da busca de uma agência de intercâmbio em SP, cursos para se aperfeiçoar, compra de um imóvel ou veículo, ações, um negócio próprio, dentre outros. 

    Essa é uma forma importante de desenvolver uma consciência sobre as finanças, seu orçamento pessoal e as formas de não se preocupar financeiramente.

    Ou seja, é uma maneira de lidar com o dinheiro compreendendo que você deve estar no controle, reduzindo dívidas. 

    Por isso, a educação financeira é essencial para que você não tenha dívidas e saiba como realizar o investimento do seu dinheiro, aumentando também o seu patrimônio, segurança e qualidade de vida. 

    A partir dessas orientações, vamos compreender melhor quais são os princípios da educação financeira? Continue a leitura a seguir!

    PowerBI

    Os princípios da educação financeira

    É muito importante que você entenda quais são os pilares da educação financeira, seja para um melhor gerenciamento de uma empresa de areia de gato biodegradável, por exemplo, ou no âmbito pessoal. 

    Dessa forma, apresentaremos os pilares essenciais para que você tenha sucesso financeiro. Acompanhe!

    1. Entenda sua relação com o dinheiro 

    É muito importante que você entenda qual é a relação ideal quando o assunto é dinheiro e quais comportamentos/crenças que podem impactar nos ganhos e gastos. 

    Além disso, existem muitos estímulos da área de publicidade que motivam a compra de um produto ou serviço. 

    Dessa forma, existem muitas pessoas que têm um consumo desenfreado e acabam se endividando por não controlarem a relação com esses estímulos.

    Por isso, é importante saber como utilizar o dinheiro, não somente buscando por elementos que desvalorizem e a sensação de prazer, mas também por meio da conquista de investimentos. 

    2. Compreenda que o dinheiro é fruto de um trabalho 

    Um trabalho diário, que demanda esforço e dedicação, é o fruto dos recebimentos. 

    No momento que você recebe, é importante não se esquecer disso, de que houve horas investidas para que ocorresse um retorno pelo seu trabalho. 

    Dessa forma, é essencial questionar qual é o valor verdadeiro da moeda e do que pretende adquirir, compreendendo a relação com seu trabalho.

    3. Pense no dinheiro como oportunidade e estabilidade

    As empresas produtoras de filmes, ou que atuam em outros segmentos, precisam entender o valor do dinheiro. No âmbito físico, isso também é necessário. 

    O dinheiro consegue trazer oportunidades de compras que são importantes, assim como a conquista dos sonhos. Dessa forma, em alguns momentos, vale a pena poupar para conseguir fazer pagamentos importantes.

    Além disso, o dinheiro também traz estabilidade, evitando que você tenha problemas na área financeira a longo prazo.

    Para ter estabilidade, é importante realizar um planejamento acerca dos seus gastos, assim como fazer uma análise do que pode ser cortado e valores que podem ser direcionados para economias, novas rendas e investimentos. 

    Assim é possível ter uma reserva de emergência e até uma aposentadoria mais tranquila. 

    Por exemplo, existem ações que são essenciais, como é o caso de comprar cesta básica alimentar, ou seja, despesas fixas. 

    No entanto, existem gastos mais supérfluos.

    Há também de se considerar algumas despesas que são transitórias, como é o caso de atividades de lazer e de cultura. Esse é um investimento que pode ajudar na sua saúde mental, qualidade de vida, assim como trazer alegria e satisfação. 

    Dessa forma, é essencial realizar esse planejamento para conseguir equilibrar os gastos entre despesas fixas e transitórias e identificar as áreas que estão recebendo mais ou menos investimento.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    4. Entenda como andam suas emoções e se elas influenciam gastos

    Muitas pessoas acabam sendo impulsivas por conta das suas emoções. Por isso, pensar em educação financeira é também conhecer suas emoções e entender sobre racionalidade nas operações comerciais. 

    Diante disso, é importante comparar e entender o que é vantajoso para ela naquele momento. Por exemplo, às vezes poupar dinheiro para dar entrada em um imóvel em 5 anos é algo mais positivo que financiar no mesmo período. 

    Por outro, fazer ações como sair um final de semana para apreciar um restaurante argentino Moema também pode te dar uma sensação de alegria e prazer. 

    Nesse caso, o que funciona é o equilíbrio, sendo que é essencial prestar atenção à necessidade de conciliar sonhos, desejos, necessidades e compras compulsivas.

    Passo a passo do planejamento financeiro 

    Agora que você já conhece alguns princípios da educação financeira, é essencial falarmos sobre um passo a passo para que você consiga ter um planejamento financeiro. 

    • Tenha objetivos;
    • Conheça a receita mensal;
    • Entenda quais são suas despesas;
    • Faça investimentos;
    • Crie um orçamento de curto, médio e longo prazo. 

    1. Tenha objetivos

    O primeiro passo que deve ser levado em conta ao falarmos de planejamento financeiro é que você defina quais são seus objetivos ao gastar ou investir determinado valor.

    Ou seja, quais são os motivos pelos quais você está comprando determinado produto ou serviço? 

    É importante ter um equilíbrio, ou seja, pensar em elementos que são duradouros, mas também naqueles que trazem alegria. Também é importante que as compras não sejam só emocionais e por prazer, mas encontrar os momentos e os itens mais válidos para “um mimo”.

    Considere experiências e segmentos que são mais valiosos para você possam contribuir com outras esferas. 

    Por exemplo, uma técnica de planejamento considera pode considerar que é importante manter o equilíbrio no âmbito pessoal, profissional, espiritual e de relacionamento. Fatores estes importantes para você.

    Assim, você pode destinar partes do salário para cada uma dessas categorias, especificando o valor para ir ao restaurante de pizza em Assis SP com amigos como lazer, um curso de línguas para desenvolvimento pessoal e profissional e aula de yoga para o espiritual e bem-estar. 

    Ou seja, há mais consciência e equilíbrio no consumo sem abdicar completamente de socializações e momentos para você.

    2. Conheça sua receita mensal 

    O segundo ponto é ter conhecimento e registro da sua receita mensal, entendendo o quanto recebe de forma fixa e outras rendas variáveis que podem existir.

    Esse entendimento é fundamental para o planejamento e o balanço do mês positivo, considerando quanto você deve guardar por mês e quais as contas que precisam ser pagas. 

    É importante que nesse processo você também entenda qual é a origem da sua receita. 

    Por exemplo, muitas pessoas têm o seu salário porque trabalham em uma loja que vende livros infantil cristão, mas também pode haver lucros pela realização de investimentos, auxílios, heranças, bonificações, dentre outros. 

    3. Entenda e ajuste as despesas

    Entenda também quais são suas despesas, levando em conta a importância de cada uma. 

    Por exemplo, temos despesas que são essenciais, ou seja, que são fundamentais para a manutenção básica da condição de vida. Podemos destacar a água, luz, o seu aluguel e até mesmo o plano de saúde. 

    Existem também as despesas prioritárias, ou seja, que envolvem os gastos com transportes, cultura e lazer. 

    Até mesmo a compra de roupas entra nesse processo de categorização, o que torna mais fácil perceber em quais setores há mais gastos e quais podem ser reduzidos.

    Inclusive, com essa compreensão, você pode identificar que determinadas despesas se mostram supérfluas para seus objetivos e estilo de vida. Ou seja, gastos que podem ser evitados e que não impactam na rotina. 

    Isso porque, geralmente, são elas que trazem dívidas e dores de cabeça. 

    Quando você deseja economizar, um dos passos consiste na redução de despesas supérfluas. Assim, pode haver um melhor gerenciamento financeiro. 

    Caso essa adequação não seja suficiente ou não seja feita adequadamente, pode ser necessário reduzir o valor destinado às despesas prioritárias, mantendo somente as que são essenciais, o que pode impactar em outras esferas de qualidade de vida a longo prazo.

    Outro ponto que merece destaque diz respeito a atenção a empréstimos, financiamentos e cartão de crédito. Isso porque essas são ferramentas que devem ser usadas com cuidado e sabedoria, de modo que não ocasionem novos endividamentos.

    4. Invista

    Aplicar seu capital em ações que tragam retorno financeiro, seja por meio dos juros ou de dividendos, é uma medida bastante interessante para não perder poder de compra e até aumentar o patrimônio.

    Existem alguns cursos e elementos de orientação para quem está começando na área do investimento. Esse processo é crucial para investimentos cada vez mais adequados para seus objetivos e tomadas de decisão mais inteligentes.

    Mas lembre-se, o investimento demanda conhecimento contínuo e acompanhamento dos acontecimentos mundiais, visto que podem impactar em alguns produtos. 

    Cabe ressaltar que existem investimentos para os mais diversos perfis, desde os mais cautelosos até os mais arrojados. Por isso também é importante entender a própria capacidade para lidar com os riscos e saber quais são os produtos que melhor atendem essa capacidade.

    5. Faça um planejamento orçamentário de curto a longo prazo

    Nossa última orientação diz respeito à criação de um planejamento orçamentário que delimite atitudes, metas, investimentos e objetivos de curto, médio e longo prazo. 

    Muitas pessoas só pensam em ações de curto prazo e acabam pecando em um planejamento mais longo. Mas é fundamental também ter boas condições no futuro e pensar em hábitos para a saúde financeira até a aposentadoria, por exemplo.

    Desse modo, criar um orçamento semanal e mensal é essencial para ter um controle dos seus gastos, evitando dívidas e falta de dinheiro. 

    Contudo, essa visão pode não ser o bastante para tornar investimentos em sonhos mais previsíveis e gerenciáveis. 

    Assim, é importante que essas “metas maiores” também sejam consideradas no planejamento, mesmo que o investimento seja dividido em aplicações mensais para que, em dois anos, consiga viajar para a Disney, por exemplo.

    Esses orçamentos e planejamentos podem ser acompanhados e organizados por meio de planilhas no computador ou mesmo aplicativos em celular. O canal é indiferente, encontre o que melhor funciona para você e mantenha um registro diário do fluxo financeiro.

    A partir dessas dicas, você poderá ter mais controle e equilíbrio na parte financeira. No caso do ambiente empresarial, existem setores que podem contribuir para isso, como é o caso do setor fiscal e contábil, possibilitando o crescimento sustentável da empresa.

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Ideal Marketing
    Ideal Marketinghttps://www.idealmarketing.com.br/
    O Ideal Marketing é a plataforma de automação de marketing digital mais completa do mercado. O blog possui conteúdos ricos e diversos sobre Marketing Digital, Gestão e Negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este