Blog BeC Inteligência
Mais

    OKR: Saiba como aprimorar as metas no seu negócio

    publicado em

    Promo MKT Report

    A gestão de um negócio é feita com uma relação direta entre objetivos a serem alcançados por parte de uma companhia, permitindo assim o crescimento dela. Entretanto, para que isso seja garantido, diversas ações se destacam, como a metodologia OKR.

    Uma estratégia que visa o crescimento adequado de um projeto, por meio de etapas que permitem uma melhor organização em relação à sua companhia. Uma ordenação que facilita não só a prosperidade de um negócio, como também sua administração.

    Sendo a organização pessoal uma das principais características a serem procuradas sobre quem se encontra na posição de gerenciar um negócio, tendo uma responsabilidade não apenas consigo mesmo, mas também com todos com que sua empresa se relaciona.

    Como é o caso de um fabricante de elemento filtrante, cujas decisões sobre a linha de produção dependem da disponibilidade de materiais base a serem garantidos juntos dos fornecedores dessa companhia, em relação ao nível de demanda levantados pelo público.

    Exigindo sobre quem administra tal negócio ter um controle amplo sobre o que gerencia, estabelecendo uma estrutura que seja positiva para todos aqueles que se relacionam com essa companhia, passando por funcionários e chegando até o público.

    Em uma relação que será exposta através dos números a serem alcançados por tal companhia no mercado. Tornando-se uma empresa a ser considerada por uma audiência consumidora, aumentando assim a relevância da empresa sobre seus concorrentes.

    Mas para que isso seja possível, é preciso adotar o modelo correto de administração de tal empresa, visando otimização das atividades a serem executadas por essa companhia. Em um processo que deve ser considerado desde a abertura de empresa simples.

    A questão é que existem modelos diversificados a serem considerados na administração de um negócio, lidando com o público, área comercial, entre outros fatores que diferenciam as ações de um mercado em específico.

    Agora, quando se fala particularmente sobre os objetivos a serem conquistados pela gestão e tal empreendimento, então o modelo que mais deve ser visto com atenção por quem gerencia um negócio é a citada metodologia OKR, sendo importante conhecê-la.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Do que se trata o OKR?

    OKR é uma sigla para Objectives and Key Results, ou seja, a relação entre Objetivos e Resultados Chave, agindo na definição de ações específicas a serem tomadas, para que um objetivo particular de mercado seja alcançado por tal companhia.

    Tendo assim uma importância direta em relação ao crescimento de um negócio, por meio de metas a serem conquistadas, permitindo assim que um negócio consiga se expandir, de acordo com o planejamento adequado do seu gestor, preparado para tal desenvolvimento.

    Tratando-se, por exemplo, das ações a serem executadas para que uma empresa de tradução de documentos consiga amplificar sua área de atuação, ao adotar um modelo de contratação digital, respondendo assim a diferentes mercados internacionais.

    Mas para que tal propósito de expansão seja alcançado, primeiro é preciso definir quais são as etapas que deverão ser concluídas, visando justamente esse melhor aproveitamento de tal negócio, por meio de metas a serem cumpridas visando tal objetivo.

    Uma metodologia específica que se torna cada vez mais importante, na medida com que um negócio cresce em termos de porte, tendo que lidar então com um número crescente de diferentes equipes, profissionais e situações.

    Sendo preciso optar por uma padronização de metas dentro de tal gestão, facilitando com que essa companhia consiga alcançar os seus objetivos gerais, sejam eles a curto ou longo prazo, a partir de um alinhamento entre esses diferentes componentes de uma empresa.

    Permitindo assim com que uma companhia responsável por serviços de cabeamento estruturado fibra consiga acompanhar a demanda crescente por tal tipo de serviço, diante do uso cada vez mais necessário de uma conexão digital para empresas e residências.

    Cenário que influencia no crescimento de um negócio da área. Sendo importante ler com atenção o modelo OKR, para que seja possível ter um melhor controle sobre tal empreendimento, visando sua prosperidade, a partir de etapas a serem concluídas.

    Contudo, é importante também não confundir o OKR com outros índices importantes acerca do gerenciamento de um negócio, como é o caso do KPI.

    PowerBI

    Qual a diferença entre o OKR e o KPI?

    O KPI é um termo relacionado aos indicadores chave de performance (key performance indicators), tratando-se de tópicos que podem ser importantes no processo de administração de um negócio, indicando valores como o número de público e vendas.

    Um termo de maior conhecimento por parte do mercado, diante de sua maior aplicação em relação a outras metodologias, como é o caso do OKR. No entanto, não é como se existisse uma competição sobre qual é o modelo adequado, tratando-se de sistemas complementares.

    Pois enquanto os KPIs atuam como métricas a serem analisadas, o sistema OKR age diretamente com o processo de ações a serem tomadas para que um negócio alcance seus objetivos, tendo como base justamente o estudo de seus indicadores-chave, por exemplo.

    Como uma companhia de entregas, que passa a operar com um sistema de cargas fracionadas após identificar a demanda dos seus clientes por esse modelo flexível de transporte de mercadorias. Um novo sistema que pode ser implantado via OKR.

    Por meio da definição de estratégias e metas que devem ser cumpridas, para que o alcance sobre tal resultado seja concluído em relação a essa empresa de entregas, em processo de ampliação da sua linha de serviços.

    Tudo destaca a grande eficácia do modelo OKR em relação a outros sistemas de gerenciamento, principalmente por trazer uma série de benefícios para as companhias que resolvem implementar essa metodologia.

    Benefícios da metodologia OKR

    Esse sistema de objetivos e resultados-chave pode trazer uma série de benefícios para o seu negócio, independentemente do porte, já que tal prática se adapta aos propósitos comerciais de cada empreendimento, de uma consultoria de TI até uma loja de doces.

    Isso porque qualquer tipo de negócio lida com metas a serem cumpridas, e que ao alcançar esse objetivos, passa a ocupar uma posição dentro do seu mercado, esteja entre tais finalidades pontos como:

    • Crescimento em vendas;
    • Expansão de público;
    • Maior reconhecimento no mercado;
    • Ampliamento de sua área de serviços.

    Tópicos que podem interferir diretamente no sucesso de um negócio, a partir do momento que tais metas são alcançadas. E entre essas vantagens comerciais a serem alcançadas, é possível citar:

    Organização de metas

    Para que um negócio consiga se expandir em sua área, ele precisa organizar suas metas, entre pontos diretos e objetivos a longo prazo. Sendo importante adotar uma ordenação entre os seus objetivos, de acordo com a urgência de cada uma.

    E de fato, ao listar todos os objetivos de uma empresa, torna-se mais fácil para ela ter um controle sobre eles, de acordo com cada necessidade.

    Melhor possibilidade de crescimento

    Para que um empreendimento possa crescer ele precisa superar não apenas os seus concorrentes, mas também ultrapassar a si mesmo, quebrando suas próprias metas, alcançando assim um público maior e como consequência crescer em suas vendas.

    Ao ter um maior controle sobre a definição dos seus objetivos, maiores serão as chances de sua avaliação patrimonial apontar números de destaque.

    PromoMKTReport

    Performance otimizada do negócio

    Um dos motivos para tal crescimento está diretamente ligado à performance alcançada por esse empreendimento, com seu nível de produção podendo crescer, a partir do momento que existe um modelo de gestão visando cada ação e objetivo por trás dessa empresa.

    Tendo uma atenção diferenciada não apenas para o seu público externo, como clientes e parceiros comerciais, mas reconhecendo também às metas relacionadas ao trabalho de sua audiência interna, e de como ela é importante para o sucesso do seu negócio.

    Trabalho em equipe

    Com suas intenções comerciais tendo um propósito claro, torna-se mais fácil para uma equipe atuar no alcance de tais objetivos, ainda mais quando tais metas podem conversar entre si, mesmo que entre diferentes equipes.

    Principalmente quantos e trata de uma companhia de grande porte, a trabalhar com setores como:

    • Vendas;
    • Marketing;
    • Comunicação;
    • Produção;
    • Atendimento.

    Cada área tem seus objetivos claros, mas que juntos visam a melhor posição ser conquistada por uma empresa que atua na realização de laudo ambiental. Documento importante para a liberação de obras em um espaço específico.

    Direcionamento geral

    Por último é importante citar algo que se relaciona com o tópico anterior, que é a definição dos objetivos gerais a serem conquistados por uma companhia, sendo repassados para todos os funcionários, assim como aos diferentes públicos com que tal empresa se associa.

    Facilitando com que ela alcance tais propósitos, amplificando dessa forma a posição de tal empreendimento dentro do mercado. Respondendo às expectativas não só do público, mas também dos seus gestores.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Guia de Investimento
    Guia de Investimentohttps://www.guiadeinvestimento.com.br/
    O Guia de Investimento é um blog que surgiu com a ideia de transmitir informações relacionadas ao universo dos negócios. Oferecemos diversas dicas para um melhor desenvolvimento dos seus negócios, independente do setor, além de disseminar informações, dados e dicas de maneiras cotidianas. O blog possui conteúdos informativos voltados a diversos segmentos, com o intuito de auxiliar empresários a respeito do mundo dos negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Automatização de E-mail Marketing: Maximizando a Eficiência e Personalização

    No mundo digital atual, o e-mail marketing permanece como uma ferramenta essencial para empresas...

    Segmentação de E-mails: Como Personalizar Campanhas para Melhorar Taxas de Conversão

    Na era digital, o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para engajar clientes...

    Mais como este