Como expor sua marca no Ponto Extra

Como expor sua marca no Ponto Extra

Sua marca no Ponto Extra

Trabalhar como promotor para uma marca ou empresa é um serviço constante e renovador. Há sempre novidades dentro do trade marketing e é importante perceber quais dão mais resultados; uma delas sendo o que trataremos aqui: o ponto extra.

Primeiramente, o que é um ponto extra?

É nada mais do que um espaço a mais além do já conhecido para exposição natural do seu produto ou marca.

Portanto, ele serve para atrair a atenção do consumidor final e lembrá-lo de que aquele produto está lá.

Mesmo que o cliente não esteja procurando especificamente por ele.

Em mercados, por exemplo, um ponto extra funcional é o da ilha promocional.

Que é composta da montagem de balcões ou pallets nos corredores ou até mesmo grandes exposições do produto com tema especifico.

1) Contudo, para conseguir um ponto extra, existem dois meios. Um deles é o pago, gerado através de uma negociação de espaço que deve perdurar por um período determinado.

2) Já o outro é resultado das ações do promotor, um ponto extra ganho pelo relacionamento dele com os gestores daquela ponto de venda, muitas empresas até criam campanhas de incentivo a sua equipe de merchandising.

Partindo para o exemplo de livrarias, é comum que essas duas formas estejam presentes em vitrines e cubos (pilhas expostas de livros da mesma editora), sendo o contato do promotor da editora parte importantíssima do processo de visibilidade do produto.

Merchandising no ponto de venda
Merchandising no ponto de venda, 5 técnicas infalíveis

Outra vantagem do ponto extra é que, diferente do natural de exposição no (PDV), há uma possibilidade maior para a utilização de material de merchandising.

Já que, sem dividir espaço com concorrentes, a marca pode se divulgar e causando impacto ao consumidor dentro de sua estratégia.

O modo mais correto para que o promotor aproveite bem o ponto extra, é planejar qual produto foco a ser trabalhado, tema de sua exposição que irá decorar e a precificação da oferta para atrair a atenção do consumidor, e assim gerar mais vendas a marca.

Esses produtos devem ter a montagem escolhida de acordo com o lugar que ele terá no ponto de vendas, unindo ideias de inovação, como a entrada da loja com os lançamentos de produtos, por exemplo, ou com compras por impulso.

Além disso, também é interessante que o local escolhido tenha grande tráfego de clientes, sem atrapalhar sua circulação.

Tudo isso leva a pergunta: há realmente um aumento de vendas através desta técnica?

Técnicas de merchandising como o ponto extra funciona, ajuda e muito! – a alavancar as vendas, mas não trabalha sozinho.

Além de ser recomendado que o ponto de venda (loja) trabalhe no seu layout, estudando a forma como ela é apresentada ao cliente e quais são as informações prioritárias a serem entregues, é também vital que os colaboradores ajudem na venda e trabalhem de acordo com o ambiente e seu público.

Ou seja, se o processo for feito corretamente, o ponto extra, em conjunto com outras técnicas de merchandising, pode se tornar a prática mais rápida e eficiente para aumentar as vendas.

Ou, ainda, fortalecer a marca, o que, por si só, já é motivo o bastante para investir nesse serviço.

Por fim, o ponto extra é um meio a ser utilizado pelo promotor e sua marca, com a montagem certa, para provar, mais uma vez, como a relação com o ponto de venda é imprescindível.

Essas dicas foram úteis para você?

Então, curta a nossa fanpage no facebook e receba muitas outras dicas de marketing promocional no seu feed de notícias!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trade Marketing Guia Completo para o PDV
Para entender tudo sobre trade marketing e como ele pode impactar o seu negócio, não deixe de ler este guia completo sobre o assunto!
Ebook Gratuito