Aplicativos: 10 vantagens para a sua empresa ter um com resultados reais

Aplicativos: 10 vantagens para a sua empresa ter um com resultados reais

O uso de aplicativos pelas empresas tem crescido muito nos últimos anos, visto que eles trazem muitos benefícios para os negócios. Inclusive, essa tecnologia se tornou comum depois que o uso dos dispositivos móveis começou a ser frequente em nosso dia a dia.

As pessoas estão sempre com o celular na mão, trocando mensagens, lendo notícias, checando as redes sociais e usando os apps para as mais diversas necessidades.

Importante ressaltar, ainda, que existem aplicativos para as mais diversas possibilidades, como assistir filmes, fazer compras, reservar passagens e hospedagens de hotéis, dentre outras.

Diante desse contexto, você entende por que as empresas apostam tanto no desenvolvimento de aplicativos? Eles trazem muitos benefícios, por exemplo, ajudando a divulgar a marca e melhorar o atendimento ao consumidor.

É uma forma de destacar a organização em meio aos concorrentes, já que o ambiente digital está cada vez mais concorrido. Isso acontece porque os consumidores estão sempre online, então, as empresas também precisam estar.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é aplicativo e quais vantagens ele pode trazer para o seu negócio. Se você tem dúvidas ou ainda titubeia na hora de fazer esse investimento, temos certeza de que depois de ler este conteúdo, você não terá mais.

O que são aplicativos móveis?

Aplicativos ou apps são softwares instalados nos dispositivos móveis, que podem ser executados online e offline, pagos ou gratuitos, e que são obtidos em lojas de aplicativos.

Eles atendem a diferentes necessidades e interesses, e podem desempenhar várias tarefas. Por exemplo, o WhatsApp é um aplicativo de mensagens que permite diversas funcionalidades aos usuários, como:

  • Enviar mensagens instantâneas;
  • Fazer ligações;
  • Fazer chamada de vídeo;
  • Transferir arquivos;
  • Mandar mensagem em áudio.

Então, um fabricante de squeezes personalizados pode criar um aplicativo onde os clientes podem comprar, visualizar pedidos, status de entrega, falar com a empresa, dentre outras possibilidades.

Essa tecnologia facilita a vida das pessoas e melhora o atendimento das empresas. E mais do que isso, ela aumenta o engajamento dos clientes para com as marcas. Seu uso também traz uma série de vantagens que veremos no próximo tópico. Acompanhe a leitura.

O que considerar antes de criar um app para a sua empresa?

Vantagens do aplicativo móvel para as empresas

Talvez você ainda não saiba, mas o uso de aplicativos pode melhorar muito o engajamento do público com a marca, visto que traz vantagens, como:

1.    Mais destaque para a marca

É importante que a empresa chame a atenção de seu público-alvo, e muitas estratégias podem ajudar, como anúncios, conteúdos nas redes sociais, outdoors, dentre outras.

Entretanto, seu negócio pode se diferenciar e unir essas práticas ao uso de um aplicativo. Ele vai ajudar a aumentar a lealdade da marca e destacá-la em meio aos concorrentes como nenhuma outra estratégia.

O app também é ótimo para melhorar o relacionamento com o cliente, fazendo com que uma empresa de aluguel de geradores consiga fidelizá-los.

Mesmo que essa tecnologia seja bastante comum em nosso dia a dia, ela nunca deixa de ser uma novidade quando o consumidor descobre que a empresa possui seu próprio app, o que desperta a curiosidade dele.

2.    Aumenta a visibilidade da marca

Seu aplicativo vai ficar disponível na tela do celular do cliente, portanto, toda vez que ele usar o aparelho, vai ver o aplicativo do seu negócio.

Essa é uma forma inteligente de se tornar parte do dia a dia do consumidor, sem fazer nenhum esforço. E toda vez que ele precisar de um produto ou serviço que você vende, vai preferir usar o aplicativo.

Esse comportamento é resultado da visibilidade constante da sua marca no dispositivo do cliente, fazendo com que ele se lembre de você sempre que usar o celular.

3.    Facilita o acesso à informação

Se uma pessoa deseja obter uma informação sobre a sua empresa, o aplicativo vai ajudá-la de um jeito simples. Por exemplo, é possível disponibilizar o mapa offline para que o consumidor chegue ao estabelecimento.

Um restaurante pode disponibilizar o menu, enquanto uma empresa de assessoria ambiental deixa seu telefone de contato entre os seus dados.

Entretanto, é importante lembrar que as pessoas não mantêm um aplicativo no celular apenas para obter informações básicas, que podem ser encontradas na internet. É necessário que o app tenha outras funcionalidades para prender a atenção dos usuários.

4.    Aproveita um mercado em crescimento

As pessoas checam seus aparelhos celulares várias vezes ao longo do dia, para responder mensagens, ler uma notícia ou acompanhar as notificações nas redes sociais.

Se você desenvolver um aplicativo para o seu negócio, será vista pelo cliente todos os dias, como falamos anteriormente. Porém, mais do que isso, a empresa consegue suprir as necessidades dele rapidamente.

Isso porque as pessoas podem fazer qualquer solicitação com apenas alguns toques, o que faz com que esse mercado esteja sempre em expansão.

Se o usuário quiser experimentar um serviço ou saber um pouco mais sobre os uniformes personalizados para empresas que uma confecção vende, pode fazer isso imediatamente, sem precisar esperar pelo horário comercial.

Em vista disso, se melhorar o atendimento ao cliente é um dos objetivos do seu negócio, investir em aplicativos móveis é a melhor opção.

5.    Ter um canal de vendas direto

Um app personalizado é um recurso que a sua companhia vai controlar e onde ela é o centro das atenções. Portanto, é um canal permanente de negócios, que pode contar com uma loja online.

Ela vai estar sempre nas mãos do cliente e pode impactá-lo a qualquer hora do dia ou da noite. Ademais, não é necessário contar com uma equipe de vendas para falar com o cliente, visto que o aplicativo vai se encarregar de todo o processo.

6.    Melhora o atendimento ao cliente

O consumidor moderno é mais informado, por isso é mais exigente, e ele deseja ter suas solicitações atendidas e resolvidas com rapidez.

Para qualquer empresa, como uma distribuidora de flores, é essencial ter uma boa comunicação para garantir a fidelidade do cliente. E os apps garantem um bom relacionamento entre a companhia e o consumidor.

Neles, a empresa pode disponibilizar recursos como chats, suporte e help-desk. E essa combinação entre acessibilidade aos produtos e serviços, bem como custo reduzido aumenta muito o engajamento do público da sua marca.

7.    Comunicação imediata

Os aplicativos enviam notificações aos usuários, uma das características que os diferenciam de outros canais de comunicação.

Uma empresa que conta com o respaldo de um app controla o envio de mensagens aos clientes, fazendo com que ela consiga impactar sua audiência de maneira mais precisa.

Dessa forma, uma administradora predial, por exemplo, pode avisar os usuários quanto a promoções, novidades, entre outras necessidades estratégicas.

8.    Ajuda a fidelizar clientes

Se o aplicativo está sempre visível para os clientes, seu negócio será sempre o primeiro a ser lembrado quando o cliente precisar de um serviço ou quiser fazer alguma compra.

Em outras palavras, sua marca estará registrada na mente de uma quantidade maior de pessoas, e essa relação ajuda nas estratégias de fidelização que você investir.

9.    É útil para os usuários

Os aplicativos móveis não são apenas a porta de entrada para falar com uma empresa que desenvolve software de analise estrutural.

Também é possível usar funcionalidades que já vêm do aparelho, oferecendo recursos valiosos aos seus clientes. Um exemplo clássico disso é o GPS, em que você pode criar um recurso que leve o usuário até sua loja mais próxima.

Também é possível criar várias maneiras de usar a câmera do aparelho, por exemplo, incentivando os clientes a compartilharem fotos dos produtos que comprou com a sua empresa em troca de um brinde.

10.  Possibilita a criação de promoções

Gerar valor para o cliente é a melhor forma de fazer vendas e aumentar o engajamento. Entretanto, é necessário oferecer algo que ninguém mais oferece, como um programa de fidelidade destinado apenas aos usuários do app.

Por exemplo, quanto mais o usuário interagir com um fabricante de quadro com moldura personalizado, comprando ou usando os produtos, mais pontos ele ganha.

Quando os clientes veem que os pontos estão aumentando, sentem-se ainda mais empolgados e atraídos pelo seu aplicativo. Portanto, uma excelente maneira de aumentar as vendas e expandir os negócios.

Conclusão

Os aplicativos estão em alta e vieram para ficar, pois eles facilitam o dia a dia dos usuários e permitem que as pessoas realizem, de maneira simples e prática, várias ações, principalmente quando precisam se comunicar com as empresas.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o que se trata essa tecnologia e quais as vantagens que ela pode trazer para a sua organização. Investir em um aplicativo móvel significa acompanhar as tendências e fazer o negócio crescer.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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