Marketing de Relacionamento: estratégias para alavancar seus resultados

Marketing de Relacionamento: estratégias para alavancar seus resultados

O marketing de relacionamento é uma estratégia publicitária que visa a construção e divulgação da empresa e do produto comercializado, bem como, a criação de uma relação de fidelização com os clientes e uma comunicação mais aprofundada com todo o público. 

O objetivo principal dessa ação é satisfazer e conquistar os compradores, de forma a incentivar novas compras e impedir que essas pessoas passem a interagir comercialmente com a concorrência.  

Para isso, a instituição realiza ações que permitam a construção de uma experiência de compra mais personalizada e aprazível, por meio do oferecimento de mais vantagens e de uma comunicação mais estruturada em todos os setores do atendimento. 

Isso abrange desde o marketing até o atendimento e o acompanhamento pós-venda.  

Importância do Marketing de Relacionamento 

Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria Bain & Company, os clientes satisfeitos com o atendimento, com o produto e com a empresa possuem um Ticket Médio 67% maior do que os novos consumidores.  

Por esse motivo, o Marketing de Relacionamento não visa somente na conquista de novos clientes, mas na construção de uma base de fãs e defensores da marca. Essa técnica publicitária permite o desenvolvimento de uma relação duradoura com o público. 

E isso é feito, principalmente, com a disponibilização de um bom atendimento e a facilitação de todo o processo de especulação, conhecimento do produto e efetuação da compra – por meio de uma boa maquininha de cartão.  

Essas estratégias apresentam vantagens importantes para as empresas de todos os portes, principalmente as médias e pequenas empresas, tornando-as mais competitivas e:

  • Reduzindo os custos de campanhas publicitárias; 
  • Viabilizando um maior fechamento de negócios; 
  • Construindo o perfil do cliente ideal; 
  • Estabelecendo uma noção de especialidade no meio; 
  • Criando uma estabilidade maior para o negócio. 

Melhores estratégias de Marketing de Relacionamento  

Atualmente existem inúmeros meios para se realizar um Marketing de Relacionamento efetivo e de forma bastante econômica. Para isso, as ferramentas digitais e a internet são essenciais, fazendo com que todas essas ações sejam mais facilitadas e orgânicas.  

Entre as metodologias mais efetivas para realizar a divulgação da empresa e atrair novos leads, possibilitando a criação de um bom relacionamento e viabilizando a fidelização desses consumidores, temos: 

E-mail Marketing 

O e-mail é um dos canais de comunicação mais pessoais e, consequentemente, mais importantes para o estabelecimento de uma relação mais próxima com os clientes. 

Através dessa ferramenta as empresas conseguem realizar diversas ações personalizadas que atraiam aquele comprador de volta a empresa. 

Assim, é possível parabenizar as pessoas em datas importantes, disponibilizar materiais de acordo com as preferências do público, oferecer promoções exclusivas, fazer pesquisas de satisfação, e muitas outras atividades que promovam um diálogo com o público consumidor. 

Redes Sociais 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2018, sete em cada dez brasileiros possuem um perfil em alguma rede social. 

E essa presença online se tornou muito importante para o padrão de consumo das pessoas, pois permite as pesquisas de novos produtos, o compartilhamento de feedbacks e a realização das compras de forma completamente online.  

Por isso, estar presente nesses meios digitais se tornou mais do que uma opção, mas uma obrigatoriedade para a realização de uma aproximação com os clientes e para a construção da imagem da marca.  

Assim, as empresas podem investir na produção de conteúdos, como:

  • Promoções de produtos ou serviços; 
  • Consolidação da empresa perante o mercado; 
  • Pesquisas relacionadas à experiência com a organização; 
  • Posts educativos sobre o produto ou sobre o setor; 
  • Materiais que rendam engajamento, entre outros. 

Ofereça atendimento qualificado 

Uma das melhores formas de garantir a satisfação do cliente, estimulando o seu retorno à loja e aos serviços disponibilizados, é fazendo com que esses consumidores tenham uma boa experiência com a empresa. 

Isso deve ser construído desde o primeiro contato com a marca.  

O investimento em um atendimento que seja eficiente, rápido e satisfatório aumenta a probabilidade da conversão dos leads e faz com que esses clientes divulguem o seu trabalho para familiares e amigos – estabelecendo, assim, um marketing orgânico e gratuito. 

Política de fidelização 

A criação de uma política de fidelidade é uma das melhores formas de realizar o Marketing de Relacionamento como forma de incentivar os clientes a voltarem a realizar novas compras, e como meio de possibilitar a construção de um encantamento nos consumidores.  

Assim, esses programas são usados para disponibilizar benefícios exclusivos e para presentear os clientes que mais utilizam os serviços e produtos da empresa. Isso pode ser feito através das melhor maquininha de cartão, por meio do aplicativo da loja ou de diversas outras formas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *