Painel de gestão: Aprenda como otimizar os seus resultados

Painel de gestão Aprenda como otimizar os seus resultados

A gestão de uma empresa, muitas vezes, acaba sendo um trabalho desafiador, visto que são muitas as frentes de análise e tomadas de decisões, o que pode fazer com que os profissionais responsáveis não consigam de fato atingir seus objetivos.

No entanto, por meio de inovações tecnológicas, como painéis de gestão, é possível visualizar as empresas em um modo 360º, entendendo tudo de forma integrada.

Essa ferramenta é bem comum dentro de grandes companhias, como corporações de automação predial, que precisam fazer uma visualização interna potente, dentro de diferentes setores, para então tomar frentes de decisões que sejam bem embasadas.

Além disso, é uma maneira de organizar melhor as métricas e resultados, o que facilita dentro de uma reunião ou amostragem de números em reuniões, coisa que nem sempre consegue ser prática e cumprir de fato as funções solicitadas pelos empreendedores.

Abaixo vamos entender mais sobre o painel de gestão, entendendo seu funcionamento dentro de exemplos comuns de prática dentro de empresas de contabilidade, dentre tantas outras, além de pontuar todos os seus benefícios de maneira geral.

O que é um painel de gestão?

Um painel de gestão pode ser compreendido por um sistema de computador que unifica diferentes frentes de uma empresa ou de um setor, apresentando dados que viabilizam uma melhor verificação e organização de informações a serem compreendidas internamente.

Em uma forma mais resumida, podemos dizer que um painel nada mais é do que uma visualização generalizada e potente de tudo o que é importante dentro da corporação.

Para entendermos melhor a sua concepção, podemos pensar no trabalho diário dentro de uma empresa de, por exemplo, gestão condominial que atende diversos clientes em uma cidade.

Muitas vezes os setores que trabalham, por exemplo, com pagamentos, acabam tendo maior dificuldade para centralizar as informações de clientes, e até mesmo a entender pontos que podem estar prejudicando a empresa, como perdas financeiras.

Desse modo, por meio de um painel próprio de gestão, esse negócio consegue colocar dentro de uma única tela todas as informações de clientes, como o caso de:

  • Contratos;
  • Pagamentos;
  • Tempo de trabalho;
  • Profissionais em campo;
  • Dentre outras.

Ou seja, é possível ter dentro de uma única fórmula a leitura geral sobre o serviço feito pela empresa para com seus clientes, enxergando informações que viabilizem um melhor serviço dentro do setor, que neste caso, foca em pagamentos, clientes devendo e contas a pagar.

Essa é uma forma interessante para empresas que trabalham com múltiplos clientes, já que todos eles podem estar dispostos em uma visualização, com todas as suas características.

Mas para além disso, essa compreensão e leitura geral de toda a corporação pode entregar melhores resultados, já que tomadores de decisões nos setores e em toda a empresa de monitoramento de alarme, por exemplo, podem ter acesso a dados mais concretos.

Dentro de um empreendimento são muitas as análises que podem ser feitas e trazer resultados que precisam ser transformados em ações, sejam elas tratativas, solucionais e até mesmo em questão de investimentos, seja de profissionais ou de materiais.

A real é que no trabalho de análise de resultados e incorporação de ações, o essencial é ter uma visão concreta de toda a empresa, de modo a embasar boas escolhas internas.

Caso contrário, sem uma utilização plena de um sistema de gestão, seria praticamente impossível, tanto visualizar quanto entender o que deve ser feito dentro de uma empresa de projeto elétrico industrial, por exemplo, para trazer uma melhor estrutura de decisões.

Formatos de painéis existentes em empresas

Agora que entendemos com maior precisão o que é um painel de gestão e qual sua função principal dentro de companhias, é interessante sabermos que ele pode ser incorporado em múltiplos setores, atuando de formas estritas dentro daquele contexto.

A seguir trouxemos alguns exemplos que podem mostrar de fato como se dá o serviço de um painel de gestão e o que ele pode trazer dentro de uma visualização de qualidade. Confira:

Painel em departamento financeiro

O departamento financeiro é um dos setores que mais necessita de uma visualização adequada de dados, visto que é dentro desse contexto que decisões são projetadas para ajudar a empresa em meio a suas necessidades, como falta de dinheiro em caixa.

Por isso, é essencial que pessoas que trabalham nessa área possam ter contato com informações centralizadas, que remetem a contas a pagar, pagamento de funcionários, entrada de pagamento de clientes, contratos com fornecedores, entre outros.

Um painel de gestão dentro desse setor consegue trazer todas essas informações em gráficos e em uma visualização fácil e prática, propondo uma melhor apresentação.

Painel em Recursos Humanos

Em um setor de recursos humanos de uma empresa de sensores de presença preço, por exemplo, é bem comum que haja uma preocupação com a entrada de funcionários, pagamento de taxas, impostos e outras adequações legais do âmbito interno.

Dessa forma, um painel de gestão consegue trazer uma facilidade enorme para a compreensão do que está deixando a desejar dentro dos serviços dos colaboradores.

Além disso, uma pessoa que toma decisões na empresa, em relação à contratação de novos funcionários, pode ter maior ênfase em trazer soluções e ideias criativas para trabalhar contra a rotatividade e escolher pessoas alinhadas a princípios corporativos.

Painel em gestão educacional 

Dentro de uma escola, faculdade ou qualquer outro tipo de instituição, gestores devem se preocupar tanto com questões administrativas, como compra de contador de fluxo, quanto com quesitos educacionais, que envolvem alunos e professores.

Em meio a um sistema de gestão, o painel educacional consegue mostrar a essas frentes de decisão dentro do negócio assuntos como notas, faltas de alunos e mestres, pagamento de mensalidades, resultados de simulados, dentre outras propostas.

Dessa forma, fica mais fácil entender como andam os resultados da instituição, e assim propor, dentro de reuniões mensais ou semanais, melhorias pontuais neste espaços.

Painel em almoxarifado

O almoxarifado de uma empresa de tratamento acústico, ou em qualquer outra área de atuação, tem relação fundamental com a produção, vendas e investimentos feitos pela companhia, além de traçar ideias que podem tirar proveito de problemas internos.

É o caso de uma empresa que consegue propor promoções para utilizar produtos em estoque, entendendo que assim pode trabalhar na rotatividade de produções.

No painel de gestão desse setor é bem possível encontrar uma visualização completa sobre tudo aquilo que pertence à companhia, as demandas reais, as que podem ser realizadas, dentre outras formas de entendimento de produtos e serviços que devem ser completas.

Quais os benefícios do uso dessas ferramentas?

Até aqui, pudemos entender mais sobre os painéis de gestão, sua utilização dentro de alguns formatos de trabalho e contextos específicos de atuação, como escolas, ambientes financeiros, sabendo de fato como essa pode ser uma ferramenta potente.

Mas por que ela é tão importante para esses espaços? Apenas pela organização? De fato, a organização e a visualização de resultados e dados dentro de uma corporação são o futuro da análise de ações e decisões que devem ser colocadas em prática.

Muitas vezes em reuniões de alinhamento de estratégias, por exemplo, pessoas que apresentam os resultados e querem propor melhorias acabam tendo maior dificuldade, algo que pode ser resolvido com a proposta de visualização trazida pelo painel.

Porém, as possibilidades de ganhos e os benefícios em geral são muito maiores, podendo atingir como base de todo esse investimento tomadas de decisões mais concisas.

O trabalho de um administrador muitas vezes pede por essa capacidade alta de análise e escolha, e por meio de um painel bem estruturado, mostrando de forma enfática o que está certo ou errado, a busca por soluções e escolha de ações se torna mais prática.

Além disso, se compararmos com outros tipos de investimentos, um painel de gestão consegue valer muito mais a pena, trazendo até mesmo redução de custos.

Um bom exemplo disso é o painel de produtividade dentro de uma empresa de roupas, que pode entregar não uma maior contratação de pessoal, mas uma disposição maior entre turnos, o que traz resultados mais eficientes, e provoca uma escolha inteligente.

Considerações finais

De modo geral, ter em mãos um painel que unifique dados e colha informações de maneira eficiente, pode agregar mais conhecimento às empresas sobre o que se passa dentro delas, mostrando aos gestores os melhores caminhos com embasamento.

Logo, obter essa ferramenta pode ser mais do que uma forma de organização, e sim um investimento a longo prazo dentro da empresa, que acaba tendo contato com soluções que jamais haviam sido imaginadas antes desse sistema.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *