Seja no varejo ou no atacado, o trade marketing beneficia e se destaca como uma ferramenta de evolução e crescimento dos negócios.
Há muitos conceitos relacionados ao marketing digital, é claro. Cada um deles foca em uma etapa da jornada do consumidor.
No caso do trade marketing, o foco recai sobre o impacto que determinado produto gera no cliente final.
Isso é feito a partir das formas como o item é apresentado no ponto de venda.
Gostaria de saber mais detalhes a respeito do trade marketing, como as formas de aplicá-lo e os efeitos positivos dele? Confira o texto que preparamos para você.
O que é trade marketing?
Diz respeito a todas as técnicas aplicadas para transformar o ponto de venda de fabricantes de alambrados em um local agradável e acessível.
Isso envolve toda a experiência que uma pessoa tem desde a primeira vez que entra em uma loja.
Simplificando, dá para dizer que o trade marketing nasce da intersecção entre marketing e vendas, fabricantes e canais de vendas.
O foco aqui é o que é mostrado nas prateleiras da loja de laje maciça protendida. Essa disposição tem que ir de encontro aos interesses do público-alvo.
Caso contrário, as prateleiras ficarão cheias de produtos que não atraem os olhos (e muito menos o bolso) das pessoas que passam por elas diariamente.
Nesse contexto, é o dono do estabelecimento que define o que merece ser exposto e o que não faz tanto sentido para ele.
Então, o relacionamento com os fornecedores de porta de aço galvanizado preço ganha contornos mais autônomos.
Por que fazer trade marketing?
Apesar desse foco mais agudo nas relações comerciais nos “bastidores”, o trade marketing beneficia todas as frentes de comércio.
Clientes, visitantes, fornecedores, atendentes, desenvolvedores de produtos: todos eles têm lugar nesta estratégia.
Entenda melhor as razões pelas quais vale muito a pena aplicar os princípios do trade marketing no forro de gesso acartonado estruturado.
Chama a atenção do cliente
Pense comigo: as pessoas têm mais chances de comprar um item que está disponível para retirada imediata ou adquiri-lo pela internet?
A primeira opção é bem mais acessível por várias razões. Basta pensar em tudo o que envolve comprar bens duráveis pela web:
- Tempo de espera;
- Valor do frete;
- Aguardar a confirmação do pagamento;
- Possibilidade do estoque terminar.
Em uma loja física nada disso precisa ser vivido: basta que o cliente escolha o modelo da esquadria de alumínio sob medida que ele deseja e levá-la para casa!
Fixa a marca na memória
Mesmo se a compra não for concretizada presencialmente, nem tudo está perdido. Quando os produtos estão bem dispostos no campo de visão das pessoas, a marca se fixa na memória de quem os vê.
É aqui que o trade marketing atua como complemento do marketing digital. Isso mesmo, as duas estratégias não são mutuamente excludentes – muito pelo contrário.
O logotipo que um certo indivíduo vislumbrou no projeto de tubulação industrial pode ficar na memória dele.
Uma pesquisa no Google é o suficiente para que ele encontre mais informações sobre a empresa e comece a jornada de compra online!
Possibilita amostras
Outro grande benefício que o trade marketing enaltece: as pessoas podem experimentar o produto antes de comprá-lo.
Um alimento, uma peça de roupa ou até o painel para câmara frigorífica podem ser manipulados antes da aquisição definitiva.
Essa possibilidade interativa é muito importante para o processo de decisão de compra.
Maximiza a relevância
Um ponto de venda focado no trade marketing se torna muito mais atrativo. Como consequência, as pessoas o recomendam para colegas, amigos e familiares.
Com o decorrer do tempo, a loja passa a arrebanhar uma clientela fortemente fidelizada – graças às recomendações e, claro, ao trade marketing.
Isso traz relevância em qualquer ramo que a empresa estiver inserida. Algo extremamente importante para ter um negócio longevo e realmente qualificado.
Como fazer trade marketing?
Caso você tenha ficado curioso(a) a respeito de como colocar o trade marketing em prática, continue com a gente!
A realização de uma metodologia desse tipo tem a ver com todo o clima organizacional da fábrica de cobogó, como você pode imaginar.
Nos tópicos que se seguem, vamos detalhar as ações mais indispensáveis para que o trade marketing produza resultados expressivos.
Determine as necessidades do distribuidor
Primeiro, um vendedor deve determinar quais são as necessidades do distribuidor que trabalha junto com ele.
Você pode fazer isso descobrindo quais produtos seus clientes estão procurando e quais são os principais benefícios que estão em busca ao adquiri-los.
A pesquisa usando varejistas ou atacadistas deve responder a essas perguntas com rapidez e precisão.
As informações coletadas são o ponto de partida para uma estratégia bem estruturada que atende primeiro cada distribuidor e inicia uma parceria de sucesso.
Alinhe distribuidores e objetivos do negócio
Para ter sucesso no trade marketing, você deve interagir com o distribuidor do produto e ir além de atender às necessidades dele.
Você deve construir um relacionamento e tentar trabalhar juntos para atingir objetivos em comum. Assim, eles podem ajudar a vender seus produtos aos clientes.
Além disso, você deve se comprometer com os resultados dele, alinhando suas metas de vendas com as metas do distribuidor para se tornarem uma meta comum.
Essas atividades aumentam o conhecimento de ambas as empresas sobre os consumidores e são importantes para construir uma forte parceria estratégica que aumente a competitividade nos mercados em que atuam.
Organize o ponto de venda
Uma vez que seu relacionamento com os fornecedores esteja fortalecido, você precisa organizar o ponto de venda (ou PDV).
De fato, para que um produto seja recomendado pelo grande público, toda a cadeia deve estar completamente sintonizada.
Os recursos devem ser consistentes com o posicionamento da marca e a criação de valor para o cliente.
Portanto, os produtos devem estar em locais estratégicos na loja. Se sua empresa é especializada em alimentos naturais, eles podem ser colocados nas prateleiras ao lado das caixas registradoras e à vista e alcance dos clientes.
Cuide da gestão de produtos
Uma estratégia eficaz requer fundamentos importantes, como estoque, visibilidade e presença.
Não adianta tentar vender produtos na loja se o seu negócio não tem nada para entregar. Portanto, o estoque disponível deve corresponder à demanda para que os clientes não fiquem sem produtos.
Colete informações sobre a loja e descubra o que mais vendeu. Dessa forma você sabe como equilibrar o estoque com a demanda e gerenciar os produtos em um trade marketing eficaz.
Trabalhe a comunicação da equipe
A comunicação do gerente com a equipe de vendas é essencial para o sucesso dos esforços de trade marketing.
A comunicação constante sobre, por exemplo, acesso ao cliente, fabricação de produtos e distribuição de produtos é de extrema importância.
Estabelecer um canal de comunicação entre o gestor e os anunciantes é essencial para resolver qualquer ponto de venda.
Para que a comunicação seja eficaz, uma solução que poupa tempo e flexibilidade é a utilização de determinados apps da área de trade marketing.
Eles são projetados para orientar as equipes de campo, organizar os dados coletados na loja e facilitar a comunicação entre a equipe e a gerência de linha.
Exemplos de ações de trade marketing
Para finalizar, veja com mais profundidade quais são as táticas mais comuns de trade marketing.
Gestão de promotores, eventos, merchandising… Tudo isso é trade marketing!
Gestão de promotores da marca
Sua empresa pode ter vários anunciantes trabalhando no trade marketing. Um anunciante pode ser, por exemplo, uma pessoa que oferece amostras grátis de produtos nos corredores do mercado.
Também pode ser um funcionário uniformizado da sua marca substituindo produtos nas prateleiras das lojas, seguindo os produtos dos concorrentes, ou até mesmo um influenciador digital recomendando seu produto no Instagram.
Merchandising
Consiste no modo como a loja é apresentada. Os freezers de cerveja da marca do fabricante típicos de supermercados são ótimos exemplos.
Na maioria dos casos, o fabricante aluga ou empresta a geladeira ao varejista gratuitamente. Em troca, ele recebe visibilidade constante e uma posição visível do produto na loja.
Eventos
As empresas organizam eventos para promover seus produtos e serviços, às vezes em seus locais de negócios.
Muitas vezes, por exemplo, marcas da construção civil promovem palestras e apresentações de produtos dentro da loja de varejo com coffee breaks.
Considerações finais
Por mais que a internet tenha cada vez mais a primazia nas vendas, não dá para negligenciar o ponto de venda físico.
Com as técnicas explicadas aqui, você tem tudo para se destacar com seu PDV!Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.