Smarketing: como unir os departamento de marketing e vendas

Smarketing como unir os departamento de marketing e vendas

Ao trabalhar com marketing, é essencial que a equipe de vendas e marketing esteja alinhada para obter melhores resultados, por isso, tenha em sua empresa o smarketing.

Por mais óbvio que isso possa parecer, fazer com que esses setores se movam juntos é um desafio para muitas empresas.

E foi a partir dessa dificuldade que surgiu o smarketing (vendas + marketing).

Portanto, participe deste artigo e entenda o que é marketing e como ele pode se tornar um divisor de águas para as vendas da sua empresa!

O que é smarketing?

Basicamente, o smarketing é um conjunto de métodos que visam a contribuição entre as duas áreas.

Para que a equipe responsável pelo marketing cumpra bem seu papel, para que a equipe de vendas tenha melhores condições de agir.

Para simplificar o entendimento, suponha que a parte de marketing desse processo envolva a geração de leads qualificados, oferecendo o melhor conteúdo para fortalecer o relacionamento com o cliente em potencial, facilitando a tarefa para o departamento de vendas.

Na prática, o smarketing é como direcionar o pessoal de marketing e vendas para um caminho.

Que, em teoria, eles devem seguir em princípio, afinal, ambas as equipes têm o mesmo objetivo: contribuir para o crescimento das vendas.

O que a empresa ganha com a harmonia entre as equipes de vendas e marketing?

As boas práticas, por um lado, influenciam bastante o tempo gasto na geração de cada conversão, reduzindo consequentemente os custos por cliente e permitindo o fechamento de mais negociações.

Também há um aumento nas chances de conversões, à medida que os leads são nutridos por meio de um trabalho de qualidade, fortalecendo a confiabilidade da marca, e isso deixa o lead mais preparado para se tornar, de fato, um cliente.

Como obter sucesso com o smarketing?

Aqui estão algumas dicas para implementar estratégias voltadas ao smarketing, para que todos os benefícios mencionados até agora se tornem realidade para sua empresa.

1. Lead nurturing

A princípio, nos exemplos acima, a nutrição de leads foi fortemente abordada.

É o que também conhecemos como nutrição de leads, ou seja, uma estratégia que visa nutrir candidatos qualificados e, assim, ajudar a reduzir o tempo para concluir as vendas, estimular negócios de longo prazo e fortalecer o relacionamento com clientes prontos. para construir lealdade.

2. Campanhas publicitárias especializadas

Portanto, isso significa usar recursos de marketing digital para satisfazer cada lead de uma maneira mais personalizada.

Em outras palavras, a equipe de marketing, como um dever, simplesmente desenvolve campanhas – e-mail marketing, por exemplo – cujo conteúdo é distribuído criteriosamente.

3. Contrato de Nível de Serviço (ANS)

Também conhecida pelo acrônimo SLA (Service Level Agreement), essa estratégia é essencial para evitar futuros conflitos entre as equipes de marketing e vendas.

Como o próprio termo diz, é um acordo assinado entre as equipes para determinar, de maneira mensurável, os termos que devem ser cumpridos em uma campanha – no caso de smarketing.

Portanto, é através de um ANS que o estágio de um lead é definido, por exemplo.

Mas qual é a importância disso?

Simplesmente a de dirigir sabiamente responsabilidades para uma determinada área.

Por isso, se um lead ainda precisar estar mais preparado para se tornar um cliente (classificado como MQL), caberá à equipe de marketing trabalhar no caso.

Caso contrário, no caso de um lead prestes a fazer uma compra (SQL), a condução é delegada à equipe de vendas.

O que você achou do conceito de smarketing?

Você planeja usar nossas dicas para harmonizar seu equipamento?

Segue nossas dicas para que tenha sucesso entre seu marketing e vendas.

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