Blog BeC Inteligência
Mais

    Por onde começar a fazer o planejamento mensal?

    publicado em

    Promo MKT Report

    Cuidar das finanças demanda bastante atenção e planejamento mensal. Esses assuntos são comumente tratados com distância porque a maioria das pessoas não têm educação financeira apropriada.

    Todavia, saiba que é possível desenvolver uma estratégia assertiva e eficiente sem precisar estudar ou aprender sobre assuntos complexos!

    Se você está passando por dificuldades e deseja levar uma vida mais tranquila ou só se preparar melhor para o ano que está chegando, não deixe de ler esse texto.

    Nós vamos explicar o que é um planejamento mensal, como e por que fazê-lo – e muito mais. Confira! 

    Saiba o que é um planejamento mensal

    Tudo na vida envolve planejamento: vida familiar, viagens de férias, alugar sala comercial… e a vida financeira, é claro.

    Quando falamos em finanças, um fator fundamental que o planejamento garante é a previsibilidade dos gastos.

    Em outras palavras, quando você planeja as decisões monetárias, têm a possibilidade de prever quanto vai gastar e quanto vai poder poupar.

    Isso é muito importante para não se comprometer com decisões impensadas ou inalcançáveis, além de ser bastante útil para basear os próximos passos na definição da dedetização valor, como:

    • Metas futuras;
    • Ampliação da área de atuação;
    • Atendimento dos clientes;
    • Aquisição de equipamentos novos.

    Tudo isso implica um planejamento mensal certeiro e coerente. Vamos mostrar as vantagens disso no tópico a seguir, acompanhe.

    PowerBI

    Conheça os benefícios do planejamento mensal

    É extremamente importante ter noção do orçamento que você tem disponível para honrar todos os compromissos financeiros.

    Contas domésticas, lazer, viagens a trabalho e despesas com empresa cuidador de idoso: tudo isso impacta (e muito) na vida de qualquer um.

    Continue acompanhando esse material para conhecer as vantagens de reservar um tempo para pensar no planejamento financeiro mensal.

    Valoriza o futuro

    Viver demanda um exercício constante de pensamento a médio e longo prazo. Em outras palavras, precisamos fazer planos para o futuro.

    Distante ou próximo, esse planejamento se beneficia muito de um controle financeiro assertivo e equilibrado.

    Quem deseja alcançar objetivos sabe muito bem do que estamos falando. Não dá para realizar sonhos sem uma estrutura forte – nesse caso, conforto financeiro.

    Com um planejamento acertado, é possível planejar-se para realizar objetivos e elevar o patamar de vida.

    Melhora a qualidade do consumo

    Quando o profissional de transporte de medicamentos coloca todos os gastos na ponta do lápis, ele consegue perceber onde está gastando demais – e, portanto, como pode economizar mais.

    Isso melhora demasiadamente a qualidade do consumo, isto é, o indivíduo diminui as despesas supérfluas e foca nos gastos mais decisivos.

    A longo prazo essa atitude produz uma mudança muito significativa. Com menos compras dispensáveis, sobra recursos para focar no que realmente importa – e pode-se guardar mais dinheiro para eventuais emergências.

    Mais qualidade de vida

    É muito difícil conviver com dívidas, parcelamentos e credores. É algo que impacta toda a vida de uma pessoa, desde as relações mais íntimas ao desempenho profissional.

    A partir do momento que o colaborador do aluguel de ambulância para eventos faz as pazes com a vida financeira pessoal, tudo melhora!

    Imagine acordar todos os dias com a certeza de que você não vai ter dificuldades extremas para pagar as contas de casa; é um alívio tremendo, não é?

    Pois bem: o planejamento financeiro mensal é um passo decisivo rumo a dias mais tranquilos e noites de sono mais reparadoras.

    Autoconhecimento

    Em larga medida, o processo de planejar as próprias finanças é um processo útil para conhecer a si mesmo.

    As preferências e comportamentos recorrentes, os pontos fracos e tudo o que você considera indispensável para uma vida feliz e confortável: o planejamento mensal contempla tudo isso.

    Por essa razão fazemos questão de destacar que cuidar das finanças não deve ser algo adequado apenas para a fábrica de divisórias para ambientes internos, por exemplo.

    Todas as pessoas têm muito a ganhar se dedicando a essa prática. Os benefícios são amplos, como listamos até aqui.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Entenda como colocar o planejamento mensal em prática

    Chegou a hora de mostrarmos como esse planejamento pode se dar na vida prática, no dia a dia.

    Separamos os principais passos em tópicos para que você possa compreender com clareza. Continue lendo para saber como cuidar das finanças pessoais.

    Estabeleça suas metas

    Definir metas é o primeiro passo no desenvolvimento de um bom plano. Para isso, você precisa definir um longo, médio e curto prazo.

    As metas mensais devem te ajudar a atingir metas maiores, que demandam esforços contínuos. Assim, suas decisões financeiras serão tomadas de acordo com o que você definiu para si.

    Em seguida, crie metas a partir das metas de longo prazo. Elas permitem que você determine quais atividades precisam ser feitas com maior urgência ao longo do mês.

    Anote todos os compromissos

    O planejamento mensal difere muito do planejamento semanal, por exemplo, na hora de registrar todos os compromissos.

    Se você anota as tarefas e reuniões semanais no planejamento semanal, no planejamento mensal você anota apenas as reuniões, ou seja, eventos com datas agendadas. 

    Dessa forma, você escreve apenas determinados eventos em seu planejador mensal para obter uma visão geral do próximo mês.

    Isso se aplica a reuniões sobre controle tecnológico de concreto, consultas médicas, trabalhos ou provas, despesas fixas…

    Planeje-se para pagar dívidas

    Criar um plano financeiro também inclui conhecer todas as questões financeiras pendentes. Portanto, liste suas dívidas agora e planeje pagá-las o mais rápido possível.

    Tente renegociar o máximo possível, explore as melhores opções de empréstimo para baixar as taxas de juros e faça o maior número de pagamentos possível.

    É importante resolver essas pendências antes de começar a economizar para não pagar mais juros e ainda ter que se preocupar com a questão.

    Separe um pouco para investimentos

    Tão importante quanto pagar suas contas mensais, você também deve pensar em reservar um pouco de sua renda para projetos, como a abertura de uma empresa de transporte de congelados.

    Seja uma reserva de emergência, atingindo uma meta ou apenas se aposentando, investir dinheiro é uma necessidade atual e necessária.

    Neste ponto, é importante que você realmente desenvolva suas economias para que imprevistos não afetem diretamente seu orçamento.

    Lembre-se sempre que o dinheiro a ser investido nunca deve ser deixado para o final. Mas em seu planejamento, você o vê como um “custo fixo” com retorno em um determinado período de tempo.

    Avalie o uso do cartão de crédito

    O cartão de crédito pode trazer diversos benefícios ao consumidor, incluindo a possibilidade de parcelamento e maior prazo de pagamento.

    Esses benefícios ficam ainda mais interessantes se a loja não oferecer descontos à vista e não pagar juros no parcelamento.

    No entanto, se o cartão de crédito não for usado com cuidado e consciência, pode se tornar um grande problema no orçamento, pois as pessoas acabam gastando mais do que podem. 

    Por isso, é importante ressaltar que o uso inteligente do cartão depende muito de como está o planejamento financeiro pessoal. Para quem tem disciplina e boa gestão financeira, raramente haverá problemas com esse hábito.

    Portanto, avalie se vale a pena usá-lo com frequência e tome cuidado para não acumular dívidas.

    Nesse caso, o ideal é não tratar o cartão de crédito como renda adicional e se endividar por falta de controle financeiro.

    PromoMKTReport

    Ótimas ferramentas para o planejamento mensal

    Todas as práticas que listamos até aqui demandam bastante organização. Pode ser que os clássicos papel e caneta não sejam a melhor opção para você.

    Nesse caso, trazemos algumas dicas complementares de ferramentas para colocar esse planejamento em prática da forma mais clara e transparente possível, confira!

    Aplicativos

    Os apps para celular têm muitas opções de planejamento mensal.

    A grande vantagem é que cabem literalmente na palma da sua mão, além de poder acompanhá-los onde quer que você vá.

    Isso é muito útil quando fazemos qualquer tipo de compra, pois podemos escrever imediatamente as informações no smartphone sem o risco de esquecê-las ou perdê-las.

    Alguns até possuem uma versão online onde você pode visualizar suas informações com mais facilidade.

    Existem muitos aplicativos com funções diferentes entre as opções disponíveis. Idealmente, você pode experimentar alguns e depois escolher aquele que melhor se adapte às suas necessidades.

    Planilhas

    O uso do Excel, do Planilhas Google e de programas semelhantes geralmente facilita o acompanhamento do seu orçamento.

    Isso ocorre porque todas as informações são salvas e você pode criar contas como e quando quiser, além de poder corrigir facilmente as informações se perceber que cometeu um erro. 

    Você pode criar suas próprias tabelas ou utilizar uma das tabelas disponíveis na Internet prontas para download – e o melhor de tudo, gratuitamente. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Business Connection
    Business Connection
    Os negócios são os instrumentos que movem as engrenagens do país, locomovendo a economia do Brasil. Com a intenção de disseminar informações relevantes em relação à esse universo, surgiu o blog Business Connection. Através de dados importantes, últimas inovações e novidades do mercado, o site deseja te manter por dentro desse mundo, contribuindo também com diversas dicas sobre negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este