Blog BeC Inteligência
Mais

    Tipos de aplicativos: Qual o melhor para a sua empresa?

    publicado em

    Promo MKT Report

    Com o avanço tecnológico e a expansão cada vez maior dos nichos de atuação on e offline, há vários tipos de aplicativos que podem ser utilizados para melhorar a produtividade e desempenho na rotina de trabalho, inclusive para alcançar o público de forma mais efetiva.

    Isso porque diversas atividades podem ser otimizadas com a ajuda de recursos que visam agilizar os processos e proporcionar um melhor gerenciamento das etapas de um projeto, por exemplo. 

    Desse modo, a falta de ferramentas de otimização podem gerar acúmulo de trabalho e grandes desafios para os gestores.

    Organização das tarefas, planejamento para criação de conteúdo, cuidados financeiros, reuniões online e redes de conversação são apenas algumas das atividades realizadas diariamente nas empresas e em uma clínica veterinária 24 horas Moema e que podem ser melhoradas com o auxílio de aplicativos que otimizam tempo e ajudam no desempenho.

    Afinal, as principais vantagens em investir nas diferentes ferramentas de otimização são: 

    • Melhora a qualidade das atividades;
    • Aumenta a produtividade;
    • Traz mais flexibilidade nas operações;
    • Reduz os índices de falhas e retrabalho;
    • Diminui os erros de comunicação;
    • Padroniza os fluxos de trabalho;
    • Aumenta a eficiência.

    Isso porque é possível encontrar desde ferramentas que auxiliam na gestão de tempo, até softwares para integração das atividades realizadas nas equipes, ou mesmo para otimizar processos que envolvem seleção e terceirização.

    Assim, um ponto interessante é que estas ferramentas e aplicativos podem ser utilizados em diversos segmentos, desde uma fábrica de bolsa térmica para empresa até agências de comunicação e marketing.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Tipos de aplicativos e suas funções

    Existem vários tipos de aplicativos e que podem ser usados para as mais diversas finalidades. Sendo assim, entender o que cada opção tem a oferecer pode ser uma maneira de decidir o que a sua empresa precisa e qual ferramenta melhor atende essas necessidades:

    1. Aplicativos Nativos

    São desenvolvidos em uma plataforma que permite a sua funcionalidade em qualquer sistema operacional. 

    Um fator interessante destes aplicativos é a capacidade de acessar várias funções de um único aparelho, como o celular, de maneira facilitada.

    Este tipo de aplicativo é um dos mais ofertados nos stores, algo que permite a utilização de recursos externos que complementam o app. Tanta funcionalidade gera um custo, que costuma ser alto para o desenvolvimento.

    As vantagens deste modelo de aplicativo são: estabilidade, não necessita de conexão de internet o tempo todo para ser utilizado, não há perda de qualidade dos conteúdos utilizados, de fácil atualização e baixa margem de erro.

    Com isso, é uma ferramenta ideal para usuários exigentes e que precisam de um serviço prático, ágil e eficiente.

    2. Aplicativos Híbridos

    Este aplicativo é uma mistura de aplicativos nativos com web, detalhe que pode ser percebido já na sua linguagem, que costuma a ser programada em CSS, HTML ou JavaScript. Pode ser baixado em uma store ou acessado pelo browser.

    Esta opção é ideal para as empresas que não possuem capital suficiente para o desenvolvimento de um aplicativo nativo e otimizam os processos por meio da contratação ou uso livre.

    3. Aplicativos Web

    Possuem um design muito semelhante ao de aplicativos normais, mas tem o fator de só poder ser acessado por um browser. Não chegam a ser aplicativos, mas também podem ser categorizados em design mobile.

    Os pontos positivos dos apps web são o baixo custo de desenvolvimento e não é preciso esperar a disponibilidade em store. 

    Ou seja, pode ser utilizado a qualquer momento, eliminando processos burocráticos da rotina de trabalho, desde que haja o acesso à internet.

    PowerBI

    Qual a melhor opção para a empresa e como escolher?

    Com várias opções de tipos de aplicativos, os empreendedores e empresários devem se perguntar qual o melhor para o seu negócio.

    A escolha pode variar muito conforme as necessidades da empresa. Uma tática que pode ajudar no processo de escolha é considerar se os serviços do negócio necessitam ou não de um aplicativo e se o público-alvo acha este recurso relevante.

    Fazer testes e pesquisas, por exemplo, são formas de entender as necessidades da empresa e do público, encontrando uma solução rentável. 

    Inclusive, após definir o tipo de aplicativo, é necessário contratar uma empresa para criar aplicativo, pois com o conhecimento e experiência dos profissionais ajuda muito no desenvolvimento de ótimas ferramentas.

    Caprichar no design também é muito importante para chamar a atenção do público e garantir ganhos positivos.

    O processo de escolha do tipo de aplicativo e desenvolvedor é algo que exige tempo e avaliações para fazer análises. Sendo assim, verificar todas as possibilidades para a empresa é o modo de conseguir melhorar a produtividade e os resultados no negócio.

    Alguns dos tipos de aplicativos e ferramentas mais utilizadas são: Google Drive para o armazenamento de arquivos, Trello para a organização da rotina, sistema de ERP para o gerenciamento dos negócios, entre outros.

    Aplicativos que ajudam as pessoas

    Ter ferramentas que solucionem os problemas das pessoas no dia a dia é algo que pode render ótimos ganhos aos empresários.

    Um app com vagas de empregos, por exemplo, é algo muito interessante e pode ganhar vários adeptos que desejam ter um emprego, bem como atrair diferentes empresas para a adesão da ferramenta – atingindo um público mais amplo.

    A plataforma pode ter vagas de emprego efetivas ou temporárias para vários setores ou um nicho em específico, e assim atender a diferentes demandas. 

    Ter uma interface simples e dinâmica, design interessante e funcionamento intuitivo é algo fundamental para as pessoas utilizarem com simplicidade.

    Tais opções podem oferecer muitas vantagens não só para os candidatos, mas também para empresas, algo que chama a atenção de todo o mercado e possibilita uma atuação mais diversa. 

    PromoMKTReport

    Para as pessoas, os benefícios são os seguintes:

    • Aplicativo dinâmico e simples;
    • Excelentes oportunidades de contratação;
    • Garante processos seletivos mais assertivos e otimizados;
    • Aumenta as possibilidades de vagas próximas da sua região;
    • Análise inteligente e aplicação do currículo simplificado.

    Já para as empresas, os principais ganhos consistem no funcionamento totalmente online e não demandar instalação, o gerenciamento dos processos seletivos podem ser feitos pela plataforma, possui filtros que otimizam a seleção, além da redução de custos da seleção.

    Com vários pontos positivos, os indivíduos que desejam, por exemplo, trabalhar no segmento de veterinário 24h podem encontrar várias opções de vagas neste aplicativo.

    Esta possibilidade de encontrar empregos na área de atuação desejada é possível, graças à evolução tecnológica. 

    Mais ainda, o surgimento de tipos de aplicativos que permitem encontrar vagas de emprego temporário e os gestores otimizarem o tempo durante as seleções é algo muito interessante e vantajoso para todos os envolvidos.

    Afinal, os processos seletivos se tornam mais simples e rápidos, podendo gerar uma economia de até 30%.

    Benefícios em utilizar aplicativos nas empresas

    Com o avanço tecnológico, o uso de recursos que ajudam no gerenciamento dos negócios é uma forma de manter tudo devidamente organizado e, assim, ter bons resultados. 

    A utilização de tipos de aplicativos é algo que pode ser implementado em muitos segmentos, desde uma emergencia para cachorro até em processos de vendas, treinamento e eventos.

    Apostar no uso de apps nos negócios é o caminho para ter os seguintes ganhos:

    • Acesso aos sistemas de forma simples e rápida;
    • Não há a necessidade de ter um especialista para manusear o aplicativo;
    • O fornecedor do app pode realizar as atualizações sempre que necessário;
    • Pode ser acessado sempre que necessário de diferentes dispositivos;
    • São intuitivos;
    • O pagamento pode ser feito conforme o uso.

    Com ganhos expressivos, os empreendedores podem investir no uso de aplicativos nos seus negócios, pois é um recurso tecnológico que facilita a gestão e organização de todo o fluxo de trabalho.

    Em clínicas veterinárias, por exemplo, a procura por exames de raio X para os bichinhos é muito comum. 

    Deste modo, usar sistemas para gerenciar o número de procedimentos de Raio X veterinário preço, é um jeito de organizar o fluxo de caixa e manter tudo em ordem no estabelecimento, bem como programar uma agenda mais dinâmica e eficaz.

    Plataformas que ajudam na elaboração de documentos

    A criação de relatórios e documentos que mostram como é o ambiente de trabalho dos profissionais é algo obrigatório para as empresas, trazendo uma visão ampla dos procedimentos e gargalos existentes.

    Neste contexto, um gerenciamento de riscos ocupacionais, por exemplo, é um procedimento muito importante que as empresas devem realizar para manter os ambientes de trabalho seguros para a atuação dos funcionários.

    Esta gestão é algo estabelecido nas normas regulamentadoras de segurança do trabalho e, com um sistema otimizado com os prazos de manutenção, ou de treinamentos, os profissionais promovem mais seguridade a todos.

    Para isso, é preciso buscar a implementação de melhorias para que os funcionários se sintam protegidos e consigam exercer suas atividades com excelência, e a implementação de tipos de aplicativos e softwares para esse gerenciamento se mostra determinante para a qualidade e efetividade dos processos.

    Os benefícios de uma gestão de riscos executada de modo eficiente são:

    • Melhora na produtividade;
    • Operações mais eficientes;
    • Aumenta a credibilidade;
    • Facilita a implementação de medidas preventivas;
    • Diminui os índices de ocorrência;
    • Redução de custos e riscos;
    • Contribui para o desenvolvimento sustentável.

    Com muitos ganhos interessantes, dedicar tempo para elaborar um relatório com as possíveis mudanças que devem ser feitas e iniciá-las por meio de ferramentas de gestão pode ser bastante atrativo.

    Lembre-se que o gerenciamento de riscos é tão importante quanto um portão de alumínio de correr valor, uma estrutura que consegue manter o patrimônio e os funcionários da empresa protegidos durante toda a jornada de trabalho.

    Deste modo os investimentos em tipos de aplicativos que visam otimizar o tempo e trazer esse controle mais claro sobre os processos necessários se torna um diferencial para a atuação da empresa e seu pleno desenvolvimento.

    Afinal, a agilidade nas atividades da empresa e melhora na qualidade dos serviços são modos de conquistar bons resultados, aumentando a credibilidade e ganhando a preferência dos clientes.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Gizella Almeida
    Gizella Almeidahttps://www.businessconnection.com.br/
    Gizella Almeida, estudante de Publicidade e Propaganda na Universidade UNINOVE, em São Paulo, já trabalhou como auxiliar de marketing em uma agência de empregos e foi assistente de atendimento telefônico. Atualmente trabalha como assessora digital e redatora para sites e blogs.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este