Blog BeC Inteligência
Mais

    Empreendedorismo e desenvolvimento humano

    publicado em

    Promo MKT Report

    Quando o assunto é empreendedorismo, o que vem à sua cabeça? Se a resposta é abrir uma empresa e lucrar muito, você está certo, mas a atitude de empreender não se resume a isso. Com uma variação de tipos este texto irá focar no empreendedorismo humano, confira! 

    O empreendedorismo humano é um conceito que tem transformado as formas de empreender, auxiliando o desenvolvimento humano e ajudando positivamente em novas perspectivas para o futuro.

    Basicamente, empreender desde criança significa ter uma postura diferenciada em casa, na escola e futuramente na universidade e no trabalho. Isso acontece, graças a possibilidade de trabalhar as habilidades socioemocionais.

    O resultado em trabalhar essas habilidades consiste em uma grande melhora na inteligência emocional e na capacidade de reagir a dificuldades e imprevistos. Interessante essa mentalidade para crianças e também para os adultos?

    Entender melhor esse conceito de empreendedorismo humano e como ele pode ser implementado em diferentes áreas, é compreender que há formas de ter um negócio que não visa somente o lucro, mas também o bem-estar das pessoas.

    Cenário do empreendedorismo

    O empreendedorismo é um conceito que surgiu na França no século XVII. O chamado entrepreneur era uma pessoa envolvida nos processos de troca de mercadorias, visando o lucro e tomava várias decisões diante do cenário de incertezas.

    Parte dessas ideias prevaleceram, mas outras foram surgindo ao longo do tempo e conforme novas evoluções aconteceram.

    O conceito de empreendedorismo está presente no Brasil desde os anos 1990 e cresceu ao longo do tempo, mas está relacionado a uma mentalidade mais específica. 

    A ideia de empreendedorismo representa pessoas com a capacidade de identificar os problemas da sociedade e visando solucioná-los da melhor maneira possível.

    Outro ponto interessante é que os empreendedores conseguem não só resolver os problemas da sociedade, mas também identificar oportunidades a seu favor e aproveitá-las da melhor maneira possível.

    Essas características são muito exploradas no sentido de abrir uma empresa de serviços contabilidade e de outros produtos/serviços. 

    No entanto, esse conceito pode ser utilizado até mesmo por uma criança ou um adulto que trabalha com carteira assinada em uma empresa. E por que isso?

    Graças a inovação. Pessoas com uma mentalidade empreendedora que implica no desenvolvimento de habilidades importantes como: criatividade, proatividade, organização e responsabilidade.

    Basicamente, essa ideia se resume em ter uma visão diferente diante dos problemas e pensar em soluções eficientes para eles.

    PowerBI

    Características importantes dos empreendedores

    Pessoas que possuem mentalidade empreendedora não é apenas um indivíduo que veste terno e gravata e fica o tempo todo fazendo negócios. 

    O conceito é mais amplo do que isso, por isso é importante focar em algumas características.

    As principais são:

    • Criatividade;
    • Proatividade;
    • Resiliência;
    • Visão a longo prazo;
    • Perseverança.

    Por essas e outras características já percebe-se que um empreendedor está longe de ter muito dinheiro como algumas pessoas imaginam. 

    O conceito de empreendedorismo está mais relacionado a um padrão de comportamento, ou seja, essas características podem ser não só aprendidas como desenvolvidas.

    Sendo assim, qualquer pessoa pode aprender as características e se,  no fim, optar por ter uma empresa de auditoria contábil, por exemplo, não há nenhum problema. No entanto, são os detalhes que podem determinar se a pessoa é ou não um entrepreneur.

    Uma maneira de mudar alguns comportamentos e ideias na sociedade, por exemplo, é incentivando essa mentalidade empreendedora nas crianças, não no sentido de ter uma empresa, mas de pensar nos problemas e no bem-estar de todos.

    Essa é uma maneira de prepará-las para as profissões do futuro e de enxergarem um motivo diferente nas experiências que passam e na educação.

    De que forma o empreendedorismo é realizado?

    Por meio de análises, estudos, pesquisas e dos conceitos, os empreendedores podem administrar uma situação ou grupo de pessoas por meio de ideias inovadoras.

    A grande questão não é sobre a abertura de uma empresa, mas nos desafios em mantê-la relevante no mercado e principalmente funcionando.

    Uma visão empreendedora faz algo diferente por si só, transformando os processos de venda em algo inovador, fazendo com que os lucros aconteçam com o decorrer do tempo. 

    Deste modo, os empreendedores podem definir o seu estilo de vida, preferências, desejos e outros detalhes importantes.

    Para ter sucesso com o seu negócio, seja de consultoria de contabilidade em outros segmentos, é importante ter conhecimento sobre a área na qual deseja atuar. 

    Uma maneira de se preparar é investindo em um curso à distância, assim você pode se preparar e entender melhor o universo e os conceitos de empreendedorismo.

    O conhecimento técnico é importante, porque, sem ele, você pode ter alguns problemas que podem te desmotivar a empreender.

    O empreendedorismo envolve:

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Estilo de vida

    Ser um empreendedor é mudar a realidade de um determinado estilo de vida. Para isso, é importante ter uma boa base conceitual, ou seja, teoria e não agir apenas se baseando nas emoções.

    Ter uma atitude que mostra motivação e vontade, por exemplo, pode ser um diferencial para se destacar, por exemplo, na prestação de serviço de contabilidade preço.

    Outro ponto importante é que você precisará investir o seu dinheiro e também contar com o tempo para assumir a qualificação do seu produto ou serviço, assim ele será notado pelas pessoas.

    Os investimentos técnicos sobre empreendedorismo ajudam muito no momento de gerenciar o negócio, as pessoas e consequentemente as equipes.

    Sendo assim, terá que lidar com cada uma das pessoas, ou seja, uma base do desenvolvimento humano, já que cada pessoa teve uma criação diferente, logo um jeito diferente de ver a vida.

    Os empreendedores são pessoas que colocam muitos dos seus sonhos como objetivos e traçam metas e criam planejamentos para conquistarem o que desejam.

    Assumir riscos

    Empreender é assumir riscos e enfrentar desafios. Ao assumir o seu caminho é importante estar preparado, pois o sucesso é algo incerto e só o tempo dirá, por exemplo, se os seus investimentos em empresas de limpeza e conservação ou em outras áreas.

    É fundamental ter um controle psicológico e saber lidar com os investimentos em um período de curto, médio e longo prazo. Esse controle é importante para não se frustrar com relação aos resultados e com os próprios investimentos feitos.

    Por isso, os conhecimentos técnicos são importantes, assim o empreendedor tem maior preparo para lidar com as finanças, gestão de projetos, pessoas, vendas, entre outros detalhes importantes.

    Por que os empreendedores são importantes para a sociedade?

    Os empreendedores são as pessoas que fazem acontecer, já que boa parte dos empregos são fornecidos por microempresas, algo positivo para todos, graças a geração de oportunidades.

    Sendo assim, o empreendedorismo tem um impacto positivo na vida de muitas pessoas e famílias, além de contribuir positivamente para a economia e desenvolvimento do país.

    A dedicação e força de vontade dos colaboradores ajuda muito no crescimento de uma empresa de terceirização de limpeza e de outras áreas.

    Tipos de empreendedorismo

    Existem muitas possibilidades neste escopo, por isso conhecer cada uma delas pode ajudar as pessoas a se decidirem onde e no que investir.

    Ao invés de acreditar que o empreendedorismo se resume apenas aos negócios, é interessante abrir a mente para novas opções e mais do que isso, perceber os diferentes tipos de empreendedorismo e que eles se alinham a objetivos e perfis específicos.

    Empreendedorismo empresarial

    É o formato mais conhecido do público e se relaciona com a criação de negócios que oferecem produtos e serviços como um laudo engenheiro civil, entre outros que tenham demanda de mercado.

    Por mais que a inovação esteja implícita nesse conceito, as empresas que se enquadram nesse tipo de empreendedorismo são comuns, ou seja, não tem nenhuma particularidade. Sendo assim, a maioria dos negócios se encaixam neste tipo de empreendedorismo.

    Empreendedorismo digital

    É um modelo recente e que ainda está em expansão, graças a atual demanda de mercado. O propósito em trabalhar com negócios no ambiente digital é oferecer produtos e serviços online como e-books e infoprodutos.

    Os e-commerces são um exemplo de empreendedorismo digital.

    Empreendedorismo social

    É uma atuação focada nas questões sociais. Aqui, a principal meta é conquistada por meio de soluções alternativas e caminhos inovadores. 

    Apesar do caráter social, é um negócio lucrativo, já que oferece produtos e serviços que beneficiam a vida das pessoas como um laudo técnico de inspeção predial.

    É importante diferenciar o seu negócio com viés social como o das ONGs, que não tem como objetivo o lucro. Diferente de empresas que trabalham e visam apenas os lucros. Devido a isso, algumas áreas recebem mais atenção do que outras.

    No entanto, qualquer área pode receber investimentos, desde que tenha um impacto social de grande relevância.

    Existem outros tipos de empreendedorismo que são: de startups, corporativo, tradicional, entre outros.

    Portanto, o empreendedorismo é muito mais do que ter negócios e lucrar, é ajudar no desenvolvimento de uma nova mentalidade que muda a vida das pessoas, mostrando que elas podem atuar em diferentes áreas, ajudando a sociedade e promovendo o bem-estar.

    Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Ideal Marketing
    Ideal Marketinghttps://www.idealmarketing.com.br/
    O Ideal Marketing é a plataforma de automação de marketing digital mais completa do mercado. O blog possui conteúdos ricos e diversos sobre Marketing Digital, Gestão e Negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este