Como investir em marketing promocional para suas ações de Trade MKT?

Como investir em marketing promocional para suas ações de Trade MKT?

Em tempos de crise, os investimentos em marketing se tornam ainda mais importantes para manter uma empresa crescendo e evitar que os efeitos da recessão a ameacem, por isso saiba como investir em marketing promocional.

Por isso, nesse contexto, se destaca o marketing promocional, estratégia que acaba ganhando mais espaço nesses momentos.

Antes de tudo, quer saber mais um pouco sobre como ele funciona e como investir nessa modalidade?

Portanto, pensando em você, preparamos este texto. Boa leitura!

Primeiramente, como funciona o marketing promocional?

Contudo, o marketing promocional consiste em uma modalidade ampla de divulgação.

Ao contrário do que muitos pensam, ele é muito mais amplo que a realização de ações promocionais focadas exclusivamente em vantagens financeiras dos consumidores, como cupons e descontos.

O marketing promocional visa, acima de tudo, fidelizar os clientes da marca, proporcionando uma experiência diferenciada, o que pode ser feito de vários modos.

Acima de tudo, o marketing promocional engloba demonstrações de produtos, marketing de incentivo, eventos corporativos etc.

Entenda como fazer marketing promocional com Fernando “FEOF” Figueiredo da Bullet

Bem como, essas estratégias são muito utilizadas, especialmente em momentos de crise, quando o consumo se reduz e aumenta a necessidade de proporcionar uma experiência melhor ao consumidor para realizar a venda.

Porém, outra vantagem é que essa atitude cria, junto ao consumidor, uma imagem positiva da marca.

Quanto se deve investir em marketing promocional?

Em primeiro lugar, para saber quanto deve ser investido em marketing promocional, é preciso considerar o planejamento da sua empresa.

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Como fazer uma boa estratégia de Marketing Promocional

Nele, devem constar ações, orçamento disponível, custos, cronograma, dentre outras informações que permitirão colocar o plano em prática.

No entanto, deverão constar, também, objetivos e metas, que definirão aonde a empresa quer chegar com a campanha e que servirão como guia para a definição dos investimentos.

É importante saber o quão dependente do marketing promocional são as vendas da sua empresa, pois isso será decisivo para saber o percentual do faturamento que será colocado nessas ações.

Existem empresas que chegam a investir cerca de 10%, enquanto muitas mantêm um nível entre 3-5% de investimentos.

Ainda assim, outra coisa que pode ajudar na hora de definir investimentos é criar um sistema de mensuração de resultados.

Com base nos objetivos traçados e nas ações já postas em prática, observe o que dá mais certo e o que não gera resultados tão bons assim.

Por isso permite, nas ações futuras, fazer investimentos mais assertivos, reduzindo erros e otimizando os resultados.

Quais são as melhores táticas de marketing promocional?

É interessante, ao criar uma ação promocional, optar por agrados que terão efeito emocional mais forte e prolongado no cliente.

Por isso, muitas vezes, é melhor oferecer um cartão fidelidade ou um brinde atrelado a compras do que um desconto imediato, por exemplo.

A fidelização, nesses casos, é maior do que quando a venda é impulsionada somente por vantagem financeira imediata.

Atrelado às promoções, investir na experiência do cliente também é essencial para que ele queira retornar.

Para isso, é importante ter excelente atendimento, atencioso e bem informado, oferecer agrados no momento da compra, oferecer um ponto de venda organizado e fácil de ser compreendido etc.

Muitos profissionais de trade marketing apostam também nas feiras, onde estão presentes diversos atores da cadeia produtiva, gerando oportunidades de negócios entre empresas e clientes finais, proporcionando excelente ambiente para executar ações de marketing promocional.

E aí, preparado para começar a planejar as melhores ações para sua empresa ou marca? Descobriu como investir em marketing promocional?

Então não  deixe de nos contar o que achou do post e o que pensa sobre esse tema. Queremos ouvir você, deixe o seu comentário!

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Na prática, isso significa ter um maior controle e noção sobre as ações desenvolvidas, organizar os recursos que serão utilizados e, principalmente, saber (de antemão), os possíveis impactos da campanha sobre a marca. E tudo isso vai ajudar a garantir não apenas o sucesso da campanha promocional, mas também a aferir o nível de retorno dos seus investimentos.
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