Blog BeC Inteligência
Mais

    Gestão Financeira: Veja as principais estratégias para não deixar sua empresa no vermelho

    publicado em

    Promo MKT Report

    Toda empresa precisa de um plano de negócios e, inserido no corpo do documento, a gestão financeira deve estar presente, para ajudar no planejamento, na organização, no monitoramento e no controle dos recursos tangíveis a recebimentos e pagamentos de rotina, assim como o lucro.

    A implementação de uma gestão financeira, quando feita de maneira apropriada, permite que uma empresa use os recursos para se preparar e ter uma segurança de aporte sobre custos, assim como estar à frente dos concorrentes quanto a investimentos diversos. 

    Frente à administração dos negócios, como uma construtoras em sp, todo empreendedor deve tratar a gestão financeira como uma prioridade. 

    Pode ser difícil à primeira vista, mas com um suporte de profissionais da área de contabilidade, e seguindo as premissas básicas de gestão financeira, todo o processo se torna corrente e eficaz na otimização e crescimento empresarial.

    Como identificar a gestão financeira empresarial?

    A gestão financeira de qualquer organização está associada à aquisição e utilização de créditos financeiros, ou seja, o ônus e o bônus, também conhecido como pagamento e recebimento entre fornecedores, parceiros comerciais, funcionários, serviços terceirizados e clientes.

    Esses últimos, aliás, são tão importantes quanto todos os envolvidos, mas são o grande pendão da balança de uma gestão financeira, pois sem os clientes, não há porque existir qualquer tipo de negócio. 

    De maneira geral, o objetivo da gestão financeira é garantir que os fundos monetários sejam fornecidos de forma adequada, e que atendam às necessidades imediatas e futuras de uma empresa, e pode ser dividida em áreas específicas, entre as quais:

    • Análise estrutural de custos;
    • Estimativa potencial de lucro, 
    • Funções contábeis; 
    • Recursos financeiros.
    PowerBI

    Sendo assim, a gestão financeira de uma empresa administradora de condomínio lida com a disponibilidade de capital e, consequentemente, o uso desses fundos para alcançar os objetivos de negócios e corporativos de uma organização. 

    Necessidade de avaliação de desempenho financeiro

    A saúde financeira de uma empresa depende de como a gestão é tratada, e a posição pode ser avaliada por demonstrações de fluxo de caixa, balanços e resultados comerciais

    São empregadas medidas quantitativas sobre as demonstrações, como índices financeiros baseados em vendas, lucros ou ROI (Return Over Investiment), isto é, o retorno sobre investimento, entre outras métricas. 

    Os índices, por consequência, padronizam as informações direcionadas à gestão financeira de uma empresa que presta serviços de topografia, que podem ser comparados com os mesmos indicativos de um período anterior, com o objetivo de avaliar as mudanças de posicionamento. 

    Com a avaliação da situação demonstrada pela gestão financeira, é possível propor estratégias e minimizar qualquer cenário de risco, seja pela economia interna ou externa.

    O conceito de previsão financeira

    Seguindo o planejamento de gestão financeira, a previsão financeira tem como objetivo estimar as necessidades de gastos e ganhos futuros de uma organização. 

    De acordo com as previsões, é possível preparar diferentes orçamentos, como alocação de custos para atividades, como investimento em maquinário, contratação de mão de obra, aporte financeiro para situações de risco, entre outras necessidades que podem ocorrer ao longo do tempo. 

    A previsão financeira deve ser preparada com base técnica-científica, pois  os dados captados permitem a proposição de decisões estratégicas eficientes, investimentos imobiliários, como instalação de portão de alambrado, e de precaução com o cenário econômico.

    BeC Inteligencia - Desenvolvimento

    Componentes da gestão financeira de uma empresa

    O responsável pela gestão financeira precisa garantir que os fundos estejam atrelados aos componentes que formam a base de suporte de custos e lucros. 

    De fato, a responsabilidade recai em decidir sobre o uso adequado de verba para diferentes setores, com o propósito de se manter toda a estrutura de capital da organização. 

    1. Ambiente de controle

    O ambiente de controle é a base de todo o sistema de controles internos, com especial dedicação às disciplinas que afetam a qualidade geral e a determinação de objetivos e estratégias.

    Dessa forma, as atividades de controle da gestão financeira da organização estão associadas a situações internas.

    O ambiente de controle inclui a integridade profissional e pessoal, além dos valores éticos de executivos e colaboradores quando se trata de toda a estrutura organizacional, assim como a visão e os valores propostos para concluir sobre os gastos empreendidos na empresa.

    2. Gerenciamento de riscos

    Os mesmos responsáveis pela gestão financeira precisam realizar um gerenciamento de riscos, a fim de identificar e analisar todo o cenário e apontar, de forma relevante, o que pode afetar os objetivos de uma empresa, e apresentar medidas de combate.

    A globalização expõe o quanto as empresas de manutenção de elevadores, das menores às maiores, correm sérios riscos quando tratam com fornecedores externos, ou mesmo enviam matéria-prima ou produtos para o exterior. 

    3. Controles da gestão financeira

    Os controles da gestão financeira têm como base políticas e procedimentos que são implementados para garantir o alcance de metas e objetivos e, ao mesmo tempo, analisar e reduzir os riscos aparentes e futuros. 

    São procedimentos que exigem registros precisos, abrangentes e adequados a transações comerciais, gestão de recursos humanos, parcerias comerciais e trato com fornecedores.

    A realização desse controle de gestão financeira precisa ser adequada para que possa ser operada a todo instante, e de forma consistente, dentro do plano de negócios, seguindo os princípios de custo e benefícios, ou seja, razoável e relacionada aos objetivos orçamentários.

    4. A abrangência da informação e comunicação

    As operações comerciais devem ser comunicadas e informadas em todos os setores distintos, para que a gestão financeira não sofra nenhum tipo de colapso e prejuízo aos cofres de uma empresa, ou qualquer um que esteja direta ou indiretamente envolvido.

    Executivos e gestores devem fornecer todos os dados, assim como passar informações, todas relevantes, confiáveis e oportunas, até mesmo para ampliar as possibilidades de negócios, além do desenvolvimento interno e externo. 

    A capacidade de tomar decisões adequadas frente à gestão financeira de uma empresa especializada em solo grampeado depende da qualidade da informação, que precisa ser acessível a quem realmente interessa, e não pode ser ignorada em nenhum ponto. 

    5. Monitoramento em todos os componentes

    A gestão financeira é uma responsabilidade do controle interno, que propõe toda a dinâmica dos processos empregados para se adaptar às mudanças e evitar qualquer tipo de risco que o plano de negócios pode enfrentar.

    O sistema de monitoramento pode ser feito de maneira contínua, junto a atividades de rotina, e também separadamente, conforme avaliação e combinação de outras atividades. 

    PromoMKTReport

    Importância da gestão financeira estratégica

    Sob o aspecto da gestão financeira estratégica, é possível observar a maximização do valor de mercado de uma empresa. 

    Os profissionais responsáveis pela gestão financeira preparam planos, estabelecem controle e monitoram as atividades contáveis, tudo para fortalecer os negócios e aumentar os lucros. 

    Ao formular estratégias eficazes, é essencial considerar os fatores apresentados a seguir.

    1. Envolvimento de equipes de trabalho

    A implementação e execução de mudanças nunca é fácil, pois é preciso deliberação e colaboração de diferentes setores de uma organização, inclusive agentes externos, como fornecedores de plataforma elevatória preço e parceiros comerciais, e até mesmo os clientes. 

    Com a possibilidade de inclusão de diferentes setores produtivos dentro de uma mesma empresa, a pasta de gestão financeira precisa construir planos abrangentes com departamentos como TI (Tecnologia da Informação), Marketing e Vendas

    2. Acompanhamento de KPIs de gestão financeira

    Os KPIs (Key Performance Indicator), ou indicadores-chave de desempenho, são os valores mensuráveis que apresentam o progresso rumo a objetivos e metas específicas. 

    Podem ser quantitativos, associados a uma meta financeira, ou indicar aspectos qualitativos, como:

    • Experiência do cliente;
    • Margem de lucro;
    • Níveis de satisfação do consumidor;
    • Receita por mês;
    • Taxa de satisfação do cliente;

    Os KPIs ajudam a acompanhar a eficiência dos controles sobre negócios, o desempenho das equipes setoriais e as mudanças aparentes no cenário econômico.

    Assim, oferecem uma visão completa e levam a gestão financeira a um novo patamar de crescimento no mercado em que a empresa está inserida. 

    3. Cronogramas a serem seguidos

    O processo estratégico não termina na elaboração do plano de ação

    A equipe de gestão financeira de uma empresa de engenharia civil deve desenvolver um cronograma para atingir metas específicas e ajustar a estratégia sempre que necessário. 

    Assim, a gestão em finanças se mostra como um processo interativo e contínuo. 

    3. Planos de marketing e de vendas

    O orçamento disponível para o setor de marketing, que sistematicamente acaba por influenciar nas vendas, faz parte da gestão financeira. 

    A ideia é propor planos de marketing e de vendas, além de outras iniciativas que possam aproximar o negócio quanto aos objetivos como empresa em franca expansão. 

    Conclusão

    Os processos de gestão financeira de uma empresa, mesmo que se mostre complexo em determinados momentos, são essenciais para o crescimento e desenvolvimento.

    O rastreamento e o monitoramento podem ser feitos a partir de um sistema automatizado, com ramificações que permitem diferentes setores, mas com centralização na diretoria executiva e na gestão financeira e livra a empresa de ficar no vermelho.

    Business Connection
    Business Connection
    Os negócios são os instrumentos que movem as engrenagens do país, locomovendo a economia do Brasil. Com a intenção de disseminar informações relevantes em relação à esse universo, surgiu o blog Business Connection. Através de dados importantes, últimas inovações e novidades do mercado, o site deseja te manter por dentro desse mundo, contribuindo também com diversas dicas sobre negócios.

    Artigos Mais Recentes

    Desafios e oportunidades da indústria 4.0 para pequenas e médias empresas

    Neste artigo, vamos explorar como as PMEs podem navegar nesses mares turbulentos da Indústria 4.0, enfrentando os desafios e capitalizando as oportunidades.

    Estratégias para aprimorar a gestão de cadeia de suprimentos na indústria

    Neste artigo, exploraremos estratégias para aprimorar a gestão da cadeia de suprimentos, impulsionando a eficiência operacional e a lucratividade.

    Experiência do cliente: fidelização através da satisfação

    A experiência do cliente é um fator cada vez mais relevante no cenário empresarial...

    Marketing de Retenção: Além da Aquisição de Clientes

    No mundo do marketing, a aquisição de clientes costuma ser o foco principal das...

    Neuromarketing: Compreendendo e Influenciando o Cérebro do Consumidor

    No vasto mundo do marketing, compreender o comportamento do consumidor é fundamental para o...

    Marketing de Conteúdo Efêmero: A Arte do Aqui e Agora

    No mundo acelerado do marketing digital, a capacidade de capturar a atenção do público...

    Estratégias de marketing de conteúdo evergreen: criando conteúdo duradouro

    O marketing de conteúdo evergreen é uma estratégia valiosa e duradoura para aumentar a...

    Personalização e segmentação no merchandising online: como oferecer uma experiência de compra mais relevante

    No mundo acelerado do comércio eletrônico, onde a concorrência é feroz e a atenção...

    Marketing para Pequenos Negócios: Estratégias eficazes para criar visibilidade e atrair clientes

    No mundo altamente competitivo dos negócios, as pequenas empresas muitas vezes enfrentam desafios significativos...

    Medindo o ROI de suas campanhas de marketing: métricas essenciais

    Hoje em dia, todas as empresas investem em marketing para expandir seus negócios e...

    Mais como este